Apoie o DCM

Mourão repete Bolsonaro e enquadra STF: ‘Tem de entender o tamanho de sua cadeira’

Do Valor

Presidente da República, Jair Bolsonaro e o Vice-presidente, Hamilton Mourão.
Alan Santos/PR

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (12) que decisões do Judiciário vêm interferindo nos outros Poderes e que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisa entender o “tamanho da sua cadeira”. Segundo ele, o Brasil passa por um “momento de adaptação” que exige que os representantes dos Três Poderes entendam que “cada um tem as suas responsabilidades”.

“Podemos superar a imagem de que o país está sendo governado pelo Judiciário. Não está. Eles tomam algumas decisões que interferem em outros Poderes, mas apenas algumas”, disse Mourão, ao responder perguntas da apresentadora na abertura do Fórum da Liberdade, evento on-line baseado em Porto Alegre.

Sobre o STF, o vice-presidente afirmou: “Precisamos ter uma concertação melhor, que o Judiciário entenda o tamanho da sua cadeira e não interfira em decisões que seriam próprias de outros Poderes”.

Segundo Mourão, a interferência do Judiciário acontece porque correntes minoritárias do Congresso recorrem à Justiça quando são derrotadas. “Terminam atraindo o Judiciário para o jogo político”, disse. (…)