Apoie o DCM

Mourão sobre Venezuela: ‘É uma situação de tensão, mas nada mais’

Reportagem de Gustavo Uribe e Ricardo Della Coletta na Folha de S.Paulo informa que, em meio ao acirramento na relação entre Brasil e Venezuela, o vice-presidente Hamilton Mourão, escalado para coordenar a resposta do Brasil diante da crise no país no vizinho, disse nesta sexta-feira (22) não acreditar na possibilidade da eclosão de um conflito entre os dois países. O general quatro estrelas foi chamado para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Alvorada, para tratar do tema. O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno anunciou a criação de um gabinete de crise para acompanhar a situação na fronteira entre os dois países.

De acordo com a publicação, o vice-presidente, que viajará no domingo (24) à Colômbia para discutir a situação da Venezuela em um fórum do Grupo de Lima, disse à Folha que o fechamento da fronteira, anunciado pelo ditador Nicolás Maduro, é apenas uma situação de tensão. “Não tem [ameaça de guerra], em absoluto. É uma situação de tensão, mas nada mais do que isso”, disse.

Ele avalia que Brasil e Venezuela “não têm diferenças” e que os desentendimentos do país vizinho são, na verdade, com a Colômbia. Os colombianos são os principais parceiros dos Estados Unidos na América do Sul. Para Mourão, Maduro está tentando demonstrar poder de reação diante da crescente pressão internacional pela sua saída, completa a Folha.

General Hamilton Mourão, vice-presidente. Foto: Agência Brasil/Rodrigues Pozzebom