Mulher passa por cirurgia para remover verme vivo de 11 centímetros do olho

Uma mulher de 26 anos, na Romênia, teve um verme vivo de 11 centímetros de comprimento removido cirurgicamente de sua pálpebra esquerda. O caso raro foi documentado em um relatório clínico publicado no “New England Journal of Medicine” por especialistas da Universidade de Medicina Carol Davila, em Bucareste. A paciente procurou atendimento após notar uma lesão móvel sob a pele.
O diagnóstico visual foi rápido, e a cirurgia confirmou a presença do parasita, identificado como Dirofilaria repens, um nematódeo transmitido por mosquitos. Cerca de um mês antes, a mulher havia percebido um nóduo duro na têmpora direita, que desapareceu um dia antes do verme surgir na pálpebra. Isso sugere que o parasita migrou sob a pele até o olho.
Esse parasita geralmente infecta cães e canídeos selvagens, sendo os humanos considerados hospedeiros acidentais. A paciente possuía um cachorro, o que aumenta a probabilidade de exposição. O *D. repens* é comum na região do Mediterrâneo, mas estudos indicam sua expansão para outras partes da Europa, Ásia e África.
Após a remoção cirúrgica, todos os sintomas da mulher desapareceram.
