Apoie o DCM

Mulher passa por cirurgia para remover verme vivo de 11 centímetros do olho

Nas imagens, é possível visualizar a lesão deixada pelo parasita sobre o olho da paciente (A), o verme depois de ser retirado cirurgicamente (B) e as microfilárias observadas no interior do Dirofilaria repens (C) — Foto: Ruxandra Moroti Constantinescu; Gabriela Andreea Dumitru

Uma mulher de 26 anos, na Romênia, teve um verme vivo de 11 centímetros de comprimento removido cirurgicamente de sua pálpebra esquerda. O caso raro foi documentado em um relatório clínico publicado no “New England Journal of Medicine” por especialistas da Universidade de Medicina Carol Davila, em Bucareste. A paciente procurou atendimento após notar uma lesão móvel sob a pele.

O diagnóstico visual foi rápido, e a cirurgia confirmou a presença do parasita, identificado como Dirofilaria repens, um nematódeo transmitido por mosquitos. Cerca de um mês antes, a mulher havia percebido um nóduo duro na têmpora direita, que desapareceu um dia antes do verme surgir na pálpebra. Isso sugere que o parasita migrou sob a pele até o olho.

Esse parasita geralmente infecta cães e canídeos selvagens, sendo os humanos considerados hospedeiros acidentais. A paciente possuía um cachorro, o que aumenta a probabilidade de exposição. O *D. repens* é comum na região do Mediterrâneo, mas estudos indicam sua expansão para outras partes da Europa, Ásia e África.

Após a remoção cirúrgica, todos os sintomas da mulher desapareceram.