Apoie o DCM

Mulheres relatam homofobia no parque Hopi Hari: “Apanhou por parecer homem”

Um dos socos atingiu Mayara Mahmad, 26, que estava no grupo de cinco amigas
Imagem: Reprodução/Instagram

Da reportagem de Marcos Candido no Universa do UOL.

A fotógrafa Gabrielle Amato, 26, havia reservado o último domingo para se divertir no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo. Três amigas e a esposa acompanharam ela no passeio. Elas aguardavam na fila da montanha-russa quando um grupo de homens começou a insultá-las e dando início a uma confusão, segundo relato da fotógrafa.

Uma das amigas recebeu um soco no rosto. “Esse rapaz gritou que deu um soco por ter achado que minha amiga se parecia com um homem, e que ela deveria apanhar por isso. Aí, começou a nos xingar de sapatão”, diz. Nesta segunda, as amigas fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em Osasco. Antes, registraram um boletim de ocorrência por lesão corporal e crime homofobia.

De acordo com Gabrielle, as agressões começaram quando o grupo decidia quem iria primeiro na montanha-russa, birncando de “jokenpô”. Dois homens que estavam na fila entenderam que elas estavam zombando deles. Em troca, eles teriam citado o nome do presidente Jair Bolsonaro para intimidá-las. Logo após, começou o bate-boca.

(…)

View this post on Instagram

HOJE SOFREMOS UM ATO DE HOMOFOBIA DENTRO DO PARQUE @hopihari! ESTAVAMOS NA FILA DE UM BRINQUEDO E TRÊS HOMENS AGREDIRAM A GENTE CHAMANDO A @mayaramahmad DE HOMEM!!! TRÊS HOMENS AGREDIRAM CINCO MULHERES!!! EU QUERO JUSTIÇA @hopihari POSTEI TUDO NO STORIES COMPARTILHEM ESSA PUBLICAÇÃO PARA CHEGAR EM TODO MUNDO! NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! – edt: O parque @hopihari postou uma nota de esclarecimento. Foi dado todo o suporte e ajuda dentro do parque. Vamos tomar todas as medidas cabíveis para continuar com o caso. – Envie e/ou marque páginas com visibilidade para continuarmos divulgando o caso. Homofobia é crime, e ela mata diariamente. Não podemos e nem devemos deixar isso continuar. – Homens agressores merecem punição e não atenção. Obrigada todo mundo que de alguma forma nos ajudou. #ninguemsoltaamãodeninguem

A post shared by ⠀⠀gabrielle.⠀⠀⠀⠀? (@naogabs) on

O DCM recebeu o seguinte esclarecimento da assessoria do Hopi Hari

Nota de esclarecimento: ocorrência na fila da Montezum

Neste domingo (5), o Hopi Hari, parque temático em Vinhedo (SP), tomou conhecimento de uma ocorrência de desentendimento entre visitantes na fila da Montezum (montanha-russa). De imediato, os colaboradores da atração, bem como nossos seguranças intervieram para interromper o episódio e encaminharam todos os envolvidos para o Serviço de Atendimento ao Visitante (SAV) e para a Sala de
Segurança do parque.

Cinco mulheres apresentaram hematomas e receberam atendimento imediato no Ambulatório Médico do Hopi Hari. As vítimas alegam que as agressões foram motivadas por homofobia. A Polícia Militar foi acionada e está apurando os fatos. As visitantes foram instruídas a realizar exame de corpo de delito e boletim de ocorrência.

O Hopi Hari REPUDIA VEEMENTEMENTE todo tipo de agressão, violência e discriminação, lamenta o ocorrido e se coloca à disposição das vítimas para toda assistência que se fizer necessária.

Vale lembrar que, há pouco mais de um mês, foi realizada a quarta edição do Hopi Pride, maior festival LGBTQ+ do Brasil, e, como local que celebra o respeito à diversidade, jamais aceitaremos este tipo de comportamento dentro de nossas fronteiras ou em qualquer outro lugar.