Apoie o DCM

Nadadoras revelam ter sido abusadas aos 12 anos por dirigente da federação de Natação do AM

Da CNN:

Botinho

Após mostrar décadas de denúncias de abusos sexuais na natação dos Estados Unidos e como um treinador brasileiro foi banido por “má conduta sexual”, agora a CNN revela com exclusividade casos que teriam ocorrido no Brasil, entre os anos de 2008 e 2017, envolvendo um mesmo técnico da região norte do país.

Nessa segunda parte da investigação jornalística, ex-nadadoras do estado do Amazonas denunciam o atual presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Vitor Hugo Lopes Façanha, conhecido como “Botinho”, por abuso e assédio sexual quando eram crianças e adolescentes treinadas por ele. Uma das garotas trava uma sigilosa e solitária batalha judicial contra o ex-técnico.

A reportagem entrou em contato com 21 jovens que treinaram com o técnico – 10 delas negaram qualquer tipo de desrespeito por parte do treinador. As demais compartilharam histórias e experiências que teriam marcado suas vidas.

(…) Sob a condição de ter sua imagem preservada, o grupo de mulheres contou, em entrevista à CNN, que dos 12 anos de idade em diante tiveram suas partes íntimas do corpo tocadas, foram pressionadas na parede para serem beijadas, eram assediadas com pedidos de fotos íntimas e para terem relações sexuais na casa do treinador.

(…)