Apoie o DCM

Obra feita com fezes é exibida em museu do PR e chama atenção

Quadro D.R. do artista mexicano Gabriel de la Mora, que usou fezes como matéria-prima — Foto: Antonio More/Museu Oscar Niemeyer

Na exposição “Veemente”, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, uma obra do artista mexicano Gabriel de la Mora tem provocado repercussão. A peça integra a série “Originalmentefalso” e utiliza fezes humanas como matéria-prima. A proposta parte da recriação de um falso original de Diego Rivera, transformado em obra autoral por meio da aplicação do material, que funciona como assinatura do artista. Com informações do Metrópoles.

A obra inclui uma espécie de “receita” com alimentos como bolinhos de camarão e arroz frito. Segundo de la Mora, o uso das fezes funciona como uma marca única, associada à ideia de originalidade. A peça passou a circular nas redes sociais, onde surgiram debates sobre sua classificação como arte.

O curador da mostra, Marcello Dantas, afirma que a exposição reúne trabalhos feitos com materiais não convencionais e que a proposta é provocar reflexão. Além da obra de de la Mora, a mostra inclui peças produzidas com asas de borboletas, poeira e outros resíduos, apresentados como parte das experimentações artísticas exibidas no museu.