Apoie o DCM

Os três senadores que vão visitar Zambelli em prisão na Itália

Carla Zambelli por videoconferência na CCJ. Foto: reprodução

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) viajam nesta quarta-feira (17) para a Itália para visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa desde julho em Roma. De acordo com a equipe de Girão, a visita tem como objetivo “prestar solidariedade” à parlamentar, custeada com recursos próprios sem ônus para o Senado.

Zambelli está detida há quase dois meses no Complexo Penitenciário de Rebibbida, após fuga do Brasil onde foi condenada a dez anos de prisão por falsidade ideológica e invasão do sistema eletrônico do CNJ. A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF, e a Justiça italiana mantém a deputada encarcerada durante o processo de extradição.

Os senadores também planejam encontros com “autoridades italianas” durante a missão. Zambelli foi incluída na lista vermelha da Interpol, tornando-a procurada em 196 países. Antes da cassação pedida pelo STF, a deputada obteve licença de 127 dias do mandato concedida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.

Na semana passada, Zambelli participou por videoconferência de sessão da CCJ da Câmara que analisa pedido de cassação de seu mandato, momento em que se emocionou e chorou durante os debates. O processo de extradição continua em andamento na Itália.