Apoie o DCM

Perfis bolsonaristas criaram hashtag #ToffoliÉGay após decisão do STF que derrubou censura ao Porta dos Fundos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Do BuzzFeed News:

Menos de uma hora depois de vir se tornar pública a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal que derrubou a censura ao Especial de Natal do Porta dos Fundos, perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro começaram a impulsionar a hashtag #ToffoliÉGay numa crítica à corte.

A derrubada da censura ficou pública às 19h20 desta quinta (9) e em seguida a decisão começou a ser noticiada por veículos de comunicação. O primeiro registro indica que a hashtag foi postada pela primeira vez no Twitter às 20h12 numa conta com apenas 1.166 seguidores.

O autor é um usuário de direita, não um robô, que se define como militante não remunerado pró-Bolsonaro. A interação foi pequena, apenas outras quatro contas replicaram o conteúdo.

Quatro minutos depois, a hashtag começa a dar a partida. Dois tuítes de usuários diferentes, igualmente de direita e sem indicativos de serem robôs, usaram #ToffoliÉGay

Foi a partir desses dois tuítes que a hashtag passou a ser usada por perfis com mais de 10.000 seguidores. Em comum, muitos desses usuários exibiam avatares ou frases exaltando Bolsonaro, do ministro Sergio Moro ou o logotipo do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente quer fundar.

(…)