Apoie o DCM

Pesquisa no Amazonas citada no NY Times mostra riscos elevados e poucos resultados da cloroquina

Bolsonaro vende cloroquina

Do GGN:

Um estudo de pesquisadores de Manaus, sobre a cloroquina, mencionado hoje pelo The New York Times, foi interrompido devido ao risco de complicações cardíacas fatais.

Segundo o jornal, “um pequeno estudo no Brasil foi interrompido precocemente por motivos de segurança, após pacientes com coronavírus que tomarem uma dose mais alta de cloroquina desenvolverem batimentos cardíacos irregulares que aumentavam o risco de arritmia cardíaca potencialmente fatal”.

O estudo foi feito com 81 pacientes hospitalizados em Manaus, e financiado pelo governo do Amazonas. Foi publicado no medrxiv, um site de publicações médicas especializadas.

Selecionados em um universo de 400 pacientes, os 81 pacientes foram divididos aleatoriamente e divididos em dois grupos: um recebendo alta dose oral de cloroquina por sonda nasogástrica; outro recebendo baixa dose. Além da cloroquina, receberam ceftriaxona e azitromicina.

O grupo que recebeu maior dosagem registrou maior taxa de mortalidade, de 17% contra 13,5% do grupo de dosagem mais leve, uma relação de 95% com a letalidade dos pacientes não incluídos no teste. Esses resultados levaram o grupo a suspender os testes.