Apoie o DCM

“Por que voltaram?”: Cristina Serra questiona retorno dos militares ao poder

 

Bolsonaro com generais do Exército
Fernando Souza / AFP

Da Folha de S. Paulo

“Por que voltaram?”: Cristina Serra questiona retorno dos militares ao poder

O general Pazuello assumiu o Ministério da Saúde com 15 mil mortos pela pandemia e deixou o cargo, dez meses depois, com mais de 300 mil cadáveres nas costas. Pazuello não tinha nenhuma credencial para o posto e ainda exibiu subserviência degradante ao genocida. “Um manda e o outro obedece” é sua frase que ficará para a história.

O desastre Pazuello contamina a imagem do Exército e a dos militares que decidiram trilhar o caminho de volta para a política, da qual haviam se afastado (ou pareciam ter se afastado) desde que o general Figueiredo deixara o Palácio do Planalto pela porta dos fundos, em 1985, pedindo: “Me esqueçam”. Por que voltaram?

Pistas podem ser encontradas na análise do coronel da reserva Marcelo Pimentel em artigo para o livro “Os Militares e a Crise Brasileira” (organizado por João Roberto Martins Filho) e também em alentada entrevista para o podcast Roteirices, de Carlos Alberto Júnior. Pimentel é um crítico da participação política dos fardados, que considera um risco à consolidação do Estado democrático de Direito. Identifica na atuação deles o que chama de “Partido Militar”, que cultiva autoimagem “salvacionista” e tem fundo ideológico antiesquerda.

(…)

Leia Mais:

Governo Bolsonaro corta R$ 36 bi da saúde e aumenta gasto com salário de militares em R$ 7 bi

Bolsonaro quer dar a militares 22% dos investimentos e aumento salarial