Apoie o DCM

Presente de Bolsonaro pra Macri: Fumaça da Amazônia deve chegar na Argentina nesta sexta

Mauricio Macri e jair Bolsonaro

Reportagem de Janaína Figueiredo no Globo informa que as queimadas na Amazônia colocaram os países latino-americanos em estado de alerta, sobretudo os mais próximos do Brasil. Consultada pelo GLOBO, uma alta fonte do governo argentino afirmou que “estamos muito preocupados e à disposição do Brasil para ajudar”.

De acordo com a publicação, a preocupação dos argentinos é pelo futuro da Amazônia, mas também pelo impacto regional: a fumaça das queimadas está, segundo disse a porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Mariela de Diego, ao jornal “La Nación” a caminho da Argentina , onde deve começar a chegar na noite desta sexta-feira.A informação do SMN argentino é de que essa mesma fumaça estará no céu portenho na próxima semana. “A partir desta noite o vento começará a rotar para o setor norte, e isso vai aumentar as probabilidades de que a fumaça avance, primeiro sobre o Norte do país, onde chegará esta noite. Depois, com o passar dos dias e com o vento vindo do setor norte, é provável que a fumaça chegue a Buenos Aires, digamos que em meados da semana que vem”, explicou Mariela.

O assunto ganhou a manchete do site do “La Nación” e também tem grande destaque no “Clarín”, que informa sobre a rota da fumaça e sua provável chegada à capital do país. Em seu perfil no Twitter, Mauricio Macri disse estar “alarmado e comovido” pelos incêndios. O chefe de Estado confirmou ter se comunicado com o presidente Jair Bolsonaro “para acompanhar de perto a administração da emergência”, completa o jornal.