Apoie o DCM

Presidente do Inep se demite após tentar criar “tribunal ideológico” no Enem

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro e o agora ex-presidente do Inep, Danilo Dupas. Imagem: Reprodução.

Nesta quarta-feira (27), foi anunciado o pedido de demissão de Danilo Dupas Ribeiro do cargo de presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo Enem. O ministro da Educação, Victor Godoy, foi quem realizou o anúncio do ato. Essa é a quinta troca no comando do órgão durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O agora ex-presidente do Inep estava no cargo desde fevereiro de 2021, e era próximo do ex-ministro Milton Ribeiro, responsável por ajudá-lo a chegar no posto em questão.

Segundo a Folha de S. Paulo, Dupas era um dos responsáveis pelo projeto do ”tribunal ideológico” no Enem, que visava evitar “perguntas muito subjetivas e até mesmo com cunho ideológico” no exame, as quais seriam pessoalmente analisadas por ele e Milton (que na época ainda era responsável pela pasta).

Nas redes sociais, Godoy informou que a saída do ex-presidente foi levada por ”motivos pessoais” e que o próprio Dupas quis renunciar à função. O Inep não é apenas responsável pelo Enem, como também pelas avaliações federais da educação básica e ensino superior, entre outras funções.

Durante o governo de Bolsonaro, o Ministério da Educação foi duramente criticado e passou por uma forte onda de polêmicas, envolvendo troca de ministros, polêmicas públicas e casos de corrupção, contendo até a prisão de Milton Ribeiro. Agora, quem assumirá o lugar de Dupas é Carlos Eduardo Moreno Sampaio, responsável pela diretoria de Estatísticas Educacionais e um dos servidores mais experientes da autarquia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link