Presidente da SaferNet se exila na Alemanha após perseguição e ameaças

Thiago Tavares é fundador da SaferNet Brasil, ONG de referência em segurança digital; – Foto; Ricardo Matsukawa/SaferNet Brasil

O fundador e presidente da SaferNet Thiago Tavares, se exilou na Alemanha após ataques a funcionários da entidade e uma sucessão de ameaças, inclusive de morte.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (06), Thiago alega estar sendo perseguido e correndo “risco” por conta das declarações que vem prestando em eventos públicos sobre a formação do discurso de ódio e Fake News na Internet. Com informações do Capital Digital.

“Desde 26 de Outubro de 2021, quando participou da mesa ‘Como se estruturam as campanhas de ódio e desinformação’ durante o II Seminário Internacional do TSE, Thiago Tavares tem recebido seguidas ameaças, inclusive de morte, em razão de sua atuação profissional e acadêmica no Brasil”, diz nota da entidade.

Segundo ele, até agora os ataques e ameaças se restringiam à rede de computadores. Recentemente um funcionário sofreu sequestro e teve seu laptop infectado com malware Pegasus, que segundo a nota vem sendo “utilizado ilegalmente para perseguir jornalistas e defensores de direitos humanos em diversos países do mundo, inclusive no Brasil”.

Leia também:

1; VÍDEO; Deolane Bezerra e Gil do Vigor escolhem candidato; “É Lula”

2; Com medo de perder eleição, deputados do Centrão cogitam abandonar Bolsonaro

3; Fabrício Queiroz participa de festa de deputado que quebrou placa de Marielle

Ameaças e invasão na SaferNet

Segundo a SaferNet, ONG que defende os direitos humanos na internet, “essas ameaças, até então restritas ao meio eletrônico/digital, ganharam outra dimensão na noite do dia 22 de novembro de 2021, quando um outro funcionário da SaferNet Brasil sofreu um sequestro relâmpago, em Salvador/BA, por 4 criminosos armados que o abordaram e, com violência e grave ameaça, inclusive de teor LGBTFóbico, roubaram o celular e laptop funcionais”.

Uma familiar do presidente da SaferNet foi internada na UTI em Salvador com traumatismo craniano, em incidente ainda não esclarecido quando descia de um Uber na capital baiana, na mesma semana da invasão do notebook.

“A proximidade dos fatos, somado às ameaças que já vinha recebendo, não deixou alternativa a Thiago Tavares a não ser deixar o país, temporariamente, até que as circunstâncias dos fatos sejam totalmente esclarecidas e sejam restabelecidas as condições de segurança pessoal para o desempenho de suas atividades profissionais e acadêmicas no Brasil, seja como defensor dos direitos humanos, seja como especialista em tecnologia”, diz a nota da SaferNet.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Victor Dias

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Dias

Recent Posts

Chris Flores pede demissão do SBT: “Fofoca não fazia mais sentido”

A jornalista Chris Flores se despediu do SBT nesta sexta-feira (19) após sete anos, deixando…

38 minutos ago

Roberto Carlos tem show cancelado no Pacaembu por falta de segurança

A Prefeitura de São Paulo cancelou o show do cantor Roberto Carlos que aconteceria nesta…

50 minutos ago

Mulher tirou selfie com idoso internado antes de levá-lo morto banco

Érika de Souza Vieira Nunes, presa em flagrante por levar o corpo do tio, Paulo…

2 horas ago

“Fora Starlink”: Sâmia denuncia uso dos satélites de Musk no garimpo ilegal

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) enviou um ofício à Anatel questionando a falta de suspensão…

2 horas ago

Homem é preso ao entrar com bombas no consulado do Irã em Paris

Nesta sexta-feira (19), a polícia francesa cercou o consulado iraniano em Paris e prendeu um…

2 horas ago

Belo treinou com amante de Gracyanne sem desconfiar de traição

Gracyanne Barbosa e Belo encerraram um relacionamento de 16 anos após a musa fitness admitir…

2 horas ago