Apoie o DCM

Projeto do governo Lula, satélite Amazonia 1 é lançado na Índia

Projeto do governo Lula, satélite Amazonia 1 é lançado na Índia. Imagem: Reprodução/YouTube/inpemct

Da Agência Brasil.

O Amazonia 1, primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi lançado à 1h54 de hoje na Índia. O satélite foi colocado em órbita pela missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO).

Em apenas 17 minutos após o lançamento, o satélite alcançou o destino a 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na cidade de Sriharikota, na província de Andhra Pradesh, na Índia.

Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o satélite integra a Missão Amazonia 1, que tem por objetivo fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica, além de monitorar a agricultura no país.

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) – órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

(…)

PS: O projeto do Amazonia-1 teve início em 2008 como parte da Missão Amazônia, que prevê outros dois satélites de sensoriamento remoto: Amazonia 1, Amazonia-1B e Amazonia-2.

“Demorou mais tempo que o normal, que seria de 4 a 5 anos, mas foi um desenvolvimento novo, teve também as questões orçamentárias. Acreditamos que as novas versões desses tipo de satélite possam ser feitos em um tempo bem menor”, diz Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.