Apoie o DCM

Líder das pesquisas, PT faz aposta sobre Bolsonaro e Moro

Moro deve crescer nas pesquisas e roubar parte dos votos de Bolsonaro, segundo avaliação do PT
Moro deve crescer nas pesquisas e roubar parte dos votos de Bolsonaro, segundo avaliação

Integrantes da cúpula do PT, partido que lidera as pesquisas de intenção de voto, já faz aposta sobre Jair Bolsonaro e Sergio Moro em 2022. Para membros da sigla, a entrada do ex-juiz na disputa muda o jogo. A avaliação é de que o candidato do Podemos enfraquece Bolsonaro.

O prognóstico é que Moro irá arrancar nos primeiros meses da pré-candidatura e tirar votos de Bolsonaro. O ex-ministro, apontam, não deve ter folego para ir além dos 15%. Bolsonaro, por sua vez, tenderia a manter sua base mais fiel, com evangélicos, conservadores e membros da segurança pública. Os três grupos dariam ao mandatário cerca de 20% de voto (que pode chegar até 25%).

Para membros do partido, a terceira via não deve ter impulso para reverter um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. “Bolsonaro tem uma base popular muito sólida. Ele tem militância. Ele pode derreter, mas tem apoio. O Moro tem um voto de opinião, da direita, mas não vejo uma militância como Bolsonaro tem”, diz Gleisi Hoffmann, presidente do partido.

Leia mais:

1 – Doria fez convite ofensivo que levou Alckmin a decidir deixar o PSDB, diz França

2 – Aliados tentam tirar Bolsonaro das eleições: “Quer que o Lula vença?”

3 – Veja quem é o favorito para vencer as prévias do PSDB, segundo pesquisa

Moro com poucas chances e PT liderando

A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada em setembro, mostra Lula com 42% a 44% e Bolsonaro com 25% a 26%. Moro, por sua vez, não foi incluído, mas em maio somava 7% das intenções. Na ocasião, empatava tecnicamente com Ciro Gomes, que tinha 6%.

Pesquisas recentes, entretanto, têm mostrado o ex-juiz crescendo e ultrapassando o pedetista. A Ipespe, divulgada nesta sexta (26), mostra o ex-ministro da Justiça com 11% e Ciro com 9%. A pesquisa PoderData tem diagnóstico parecido. Moro aparece com 8% e o ex-governador do Ceará, 7%.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link