Apoie o DCM

“Quando nos aliamos à extrema direita, é sempre ela quem ganha”, diz Macron sobre crise na Itália

Da RFI

Macron e Bolsonaro (Foto: Jacques Witt / POOL / AFP)

“Quando unimos forças com a extrema direita, no final sempre é a extrema direita que vence”, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (21), comentando a crise política italiana na coletiva da Associação de Imprensa Presidencial. “A Itália merece líderes à altura desse grande povo”, insistiu ele.

A Itália mergulhou em uma crise política quando o primeiro-ministro Giuseppe Conte renunciou nesta terça-feira (20), pondo fim ao primeiro governo populista da Itália, depois de acusar o líder de extrema direita, Matteo Salvini, de ser “irresponsável” no desencadeamento da crise italiana.

Conte, encarregado dos negócios no dia-a-dia, representará a Itália na reunião de cúpula do G7 de Biarritz, que acontece de 24 a 26 de agosto no sudoeste da França.

Na França, o partido de extrema-direita Reunião Nacional saiu na liderança das eleições europeias de maio, à frente do partido presidencial A República em Marcha (LREM), por menos de um ponto. Emmanuel Macron enfrentou sua líder, Marine Le Pen, vencendo-a durante o segundo turno da eleição presidencial de 2017.

(…)