Quem é o republicano eleito para a presidência da Câmara dos EUA

Os Estados Unidos elegeram o republicano Mike Johnson, deputado conservador e religioso de Louisiana, para a presidência da Câmara dos Representantes. Com ampla vantagem de votos, ele irá substituir o também republicano Kevin McCathy, que foi destituído do cargo após rebelião dentro do partido.
Desde a saída de McCarthy, os deputados tentaram eleger um novo presidente três vezes, mas todas as votações acabaram sem a maioria necessária. Johnson venceu na primeira votação com o apoio de todos os republicanos da Câmara.
O novo presidente da Casa Legislativa não fazia parte da cúpula dos deputados republicanos e emergiu como candidato após o fracasso de seus correligionários. O partido vive um racha e Johnson ganhou força por não ter muitos rivais e ser apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.
Johnson tem 51 anos e nasceu em Shreveport, terceira maior cidade de Louisiana. Mais velho de quatro irmãos e filho de bombeiro incapacitado após ser gravemente queimado durante serviço, ele trabalhava como advogado e atuava principalmente em casos de liberdade religiosa.
O republicano se descreve como “cristão, marido, pai, conservador de longa data, advogado constitucional e proprietário de uma pequena empresa”. Ele ficou conhecido por defender a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Louisiana em 2004 e foi eleito para a Câmara Municipal em 2015. Um ano depois, se candidatou e conseguiu vaga no Congresso.