Apoie o DCM

Quem era o funcionário da Globo que recebia pacotes de dinheiro em nome da família Marinho, segundo Messer

José Aleixo assessorou diretamente Roberto Marinho

Em sua delação, Dario Messer cita o nome da pessoa que recebia pacotes de dinheiro correspondente à operação do mercado cambial clandestino, em nome da família Marinho.

É José Aleixo.

O executivo tem registro do projeto Memória Globo.

Diz o arquivo:

Nascido em Portugal, em 1942, José Aleixo entrou para a Globo em 1966. Foi diretor financeiro da emissora, assessor financeiro de Roberto Marinho e da vice-presidência da empresa.

José Aleixo nasceu em Reigada, uma aldeia no norte de Portugal, próximo da cidade de Viseu, em 25 de dezembro de 1942. Quando terminou o primário, foi trabalhar com o pai na lavoura e, aos 12 anos, arrumou um emprego como sapateiro numa oficina. Em 1956, mudou-se com a família para o Brasil, indo morar em São Paulo, onde retomou os estudos. Pouco tempo depois, conseguiu uma vaga de contínuo numa empresa de auditoria e consultoria. Cursou a Escola Comercial de São Paulo e, depois, fez o curso técnico de contabilidade.

.x.x.x.

Quando Roberto Marinho era vivo, Roberto Irineu Marinho era vice-presidente, e ele seria um dos destinatários de pacotes de dinheiro, com valores entre 50 mil e 300 mil dólares, de duas a três vezes por mês.