Apoie o DCM

Quiosque tradicional em Copacabana anuncia taxa de 50% para americanos

Posto na praia de Copacabana. Foto: Divulgação

O Posto 6, tradicional quiosque no final da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, comunicou na última sexta-feira (11) que passará a cobrar uma taxa adicional de 50% em todas as atividades e consumos realizados por turistas norte-americanos. A medida, segundo o estabelecimento, é uma forma de “reciprocidade tarifária” em reação às tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil.

O anúncio foi feito por meio da página oficial do Posto 6 no Instagram e provocou grande repercussão nas redes sociais. O estabelecimento declarou que a decisão é uma resposta direta às medidas econômicas do presidente norte-americano Donald Trump, que elevou em 50% as taxas sobre produtos brasileiros.

Segundo a administração do quiosque, a intenção é chamar atenção para o impacto das sanções econômicas e promover um “gesto simbólico de reação”. A medida foi tomada poucos dias antes da publicação oficial do decreto assinado pelo presidente Lula, que regulamenta a chamada Lei de Reciprocidade Econômica.