Apoie o DCM

Rio refém da milícia: a cada hora, disque denúncia recebe um relato sobre abuso dos milicianos

Milicianos foram flagrados por Cãmeras de segurança na Praça Seca Foto: Reprodução

Do UOL:

A Polícia Civil do Rio prendeu dois milicianos com recibos usados para extorquir dinheiro de moradores em um conjunto habitacional na zona oeste carioca. Em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense, criminosos que recebiam o apoio de policiais militares da ativa foram impedidos por agentes de segurança de perfurar uma tubulação da Petrobras.

Esses casos envolvendo paramilitares do Rio, que ocorreram em 2019, só chegaram à polícia graças a informações anônimas repassadas pelo Disque Denúncia, entidade privada sem fins lucrativos que atende a população. Os dados ajudam também as autoridades a traçar um panorama sobre o avanço da milícia no Rio.

Levantamento feito a pedido do UOL aponta o aumento de denúncias envolvendo a ligação entre tráfico e milícias. Em contrapartida, houve queda de nas denúncias que relacionam os paramilitares aos jogos de azar.

Os casos de extorsão lideram, com folga, o ranking por tipo de crime, seguidos por posse de arma e homicídios, que registraram alta em número de denúncias em relação a 2019.

(…)