Apoie o DCM

Roberto Marinho quis demitir 17 jornalistas “comunistas”, diz documento do SNI

Roberto Marinho e o general Figueiredo

Da Carta Capital:

Uma leva de documentos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI) detalha o período em que a ditadura brasileira, acuada pela campanha internacional contra a tortura e as prisões de opositores, monitorou jornalistas.

O regime linha-dura de Ernesto Geisel demonstrava uma crescente preocupação com jornalistas e outros profissionais liberais.

Em 13 de março de 1976, uma lista com 127 nomes foi enviada ao comando do I Exército. Nomes como Mino Carta, Milton Coelho da Graça e Millôr Fernandes compõem a lista.

O mesmo documento registra ainda um episódio que revela a proximidade do dono da Rede Globo com a alta cúpula do regime.

Nele está dito que Roberto Marinho, “que inicialmente se mostrou incrédulo quanto à infiltração comunista no ‘complexo O Globo’’, manifestou aos militares a intenção de demitir 17 jornalistas.

Os jornalistas eram comunistas, segundo a ditadura.

Ainda segundo o despacho, as demissões não ocorreram à época a pedido do próprio Exército: um general aconselhou Roberto Marinho a não despedir os jornalistas, “a fim de aguardar os trabalhos de ação psicológica, com o propósito de desmoralizá-los”.

Integrante do grupo de jornalistas monitorados, Milton Coelho da Graça lembra que o Globo estava “cheio de agentes responsáveis por passar informações à polícia e ao serviço secreto”. (…)