Apoie o DCM

“Sabe-se lá o que podem estar fazendo com esse dinheiro”, diz Gilmar sobre fundo da Lava Jato

Gilmar Mendes (Foto: EVARISTO SA/AFP PHOTO)

Do Brasil247.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fez nesta quinta-feira, 14, duras críticas aos procuradores da Lava Jato por conta do acordo da Petrobrás com o Departamento de Justiça dos EUA, pelo qual a Petrobrás destinaria R$ 2,5 bilhões a uma fundação comandada pela Lava Jato. 

Para Gilmar, a ‘fundação anticorrupção’ tinha como objetivo financiar eleições futuras. “Sabe-se lá o que podem estar fazendo com esse dinheiro”, disse ele durante a sessão em que o STF decide se a competência para julgar crimes comuns conexos a crimes eleitorais é da Justiça Eleitoral ou Federal. Nas investigações da Lava Jato, a maioria dos políticos começou a ser investigada na esfera federal e responde pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2 de campanha. 

Em sua fala, Gilmar faz críticas aos integrantes da força-tarefa da Lava Jato. “Combate à corrupção tem que se fazer dentro da lei. Veja essa fundação (acordo com Petrobras): R$2,5 bi apropriados. Seria a fundação mais poderosa do Brasil. É a corrida do ouro”, diz ele. 

(…)