Apoie o DCM

Sakamoto: “Bolsonaro, que não acredita na ciência, diz que falta humildade a Mandetta”

Bolsonaro e Mandetta

Da Coluna do Sakamoto no UOL:

O presidente Jair Bolsonaro – que menosprezou o conhecimento de cientistas e médicos, agindo como se soubesse mais sobre o coronavírus do que a Organização Mundial da Saúde e os líderes de todos os países do mundo juntos – reclamou que está faltando “humildade” ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Bolsonaro, que chamou a pandemia de coronavírus de “fantasia”, “histeria”, “gripezinha” e “resfriadozinho” e disse, novamente nesta quinta (2), que ela “não é tudo isso que estão pintando”, reclamou que Mandetta “teria que ouvir um pouco mais o presidente da República”.

(…)

Como o ministério vem agindo de forma técnica, o impacto será menor do que se a saúde do país estivesse nas mãos de Bolsonaro. Nesse caso, o coronavírus causaria centenas de milhares, talvez milhões de mortos por aqui.

“Não pretendo demiti-lo no meio da guerra”, disse o presidente, antecipando que fará isso quando puder.

É uma guerra pitoresca. Pois o capitão, enlouquecido, quer que sua tropa empurre população em direção ao abismo. Ela ignora suas ordens e caminha lentamente no sentido contrário. Como vingança, promete punir seus subordinados que fizeram a coisa certa.

O mais deprimente é que uma parte do povo, que está sendo empurrado para a morte, aplaude o capitão.

(…)