Apoie o DCM

Show do Coldplay: Traição no ambiente de trabalho pode levar à demissão? Entenda

Andy Byron foi flagrado abraçado com Kristin Cabot durante show do Coldplay – Foto: Reprodução

O flagra de um possível affair entre Andy Byron, CEO da Astronomer, e Kristin Cabot, chefe de RH da empresa, durante um show do Coldplay reacendeu um debate sobre relacionamentos no ambiente corporativo. Após a viralização do vídeo, internautas notaram que a esposa do executivo retirou o sobrenome dele de suas redes sociais, e a empresa desativou os comentários em suas postagens.

Segundo especialistas em direito trabalhista, relações extraconjugais entre colegas podem causar problemas dentro da empresa, principalmente se violarem regras internas. “A empresa pode optar por uma demissão sem justa causa. Como precaução, o código de ética pode estabelecer normas para evitar situações que prejudiquem a imagem institucional”, afirma o advogado Ronaldo Ferreira Tolentino. Contudo, a Justiça costuma rejeitar demissões por justa causa nesses casos, a menos que haja provas de que o comportamento comprometeu o ambiente de trabalho.

A legislação brasileira permite o relacionamento entre colegas, mas as empresas têm autonomia para regular condutas que afetem o ambiente profissional. Elas podem, por exemplo, impedir que casais trabalhem na mesma equipe ou exijam descrição em demonstrações públicas de afeto. No entanto, controlar a vida pessoal dos funcionários fora da empresa pode ser considerado invasão de privacidade, e demissões baseadas apenas na existência do relacionamento podem ser contestadas na Justiça.