Apoie o DCM

Silenciar quem está protestando é sinal de desespero, diz Greta em entrevista a Leo Sakamoto

Da Coluna de Leonardo Sakamoto no UOL:

Greta Thunberg. Foto: Wikimedia Commons

Eleita a Personalidade do Ano pela revista Time, em 2019, e cotada para o Prêmio Nobel da Paz, Greta Thunberg, de 17 anos, se tornou um dos principais nomes da luta contra as mudanças climáticas. A ativista sueca concedeu esta entrevista exclusiva ao UOL.

(…) Com o fim da era Trump e a chegada da presidência de Biden, há a expectativa de o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, passar a ser visto como o fora da lei número um do clima. Como o Brasil tem sido visto mundialmente?

Bem, posso dizer que, ao menos aqui na Suécia, nós vemos o Brasil e o governo Bolsonaro como verdadeiros vilões do clima. Não sou eu quem está dizendo, é apenas a posição geral que as pessoas parecem ter aqui.

Você acha que esse tipo de percepção terá um impacto econômico para o Brasil, caso o Brasil não mude seu comportamento?

Pode com certeza, pode ter consequências econômicas e políticas negativas. Especialmente agora que Trump será removido. Como você disse, o Brasil agora será ainda mais do que antes visto como um fora da lei climático.

A propósito, Jair Bolsonaro chamou você, no ano passado, de “pirralha”. Por que acha que seu ativismo provocou tal reação do presidente do Brasil?

Porque eles veem que você está tendo realmente um impacto e está mudando algo, está mudando, talvez, o discurso público e os debates, o que representa uma ameaça aos seus interesses, ou ao que quer que seja. Então acho que é um sinal de que as pessoas estão ficando desesperadas. Elas precisam simplesmente silenciar as pessoas que estão se manifestando.

(…)