Apoie o DCM

“Só a reforma da Previdência importa para a Bolsa”, diz ex-ministro de FHC

Foto: Reprodução/ Facebook

Da Infomoney:

Uma série de fatores pode influenciar o desempenho da bolsa brasileira: os desdobramentos da disputa comercial entre China e Estados Unidos, a evolução da economia desses dois países, o preço das commodities, a situação da Vale, os juros domésticos, as perspectivas para o PIB brasileiro.

Mas, atualmente, nenhum é tão importante quanto o andamento da reforma da Previdência, na opinião de Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro, ex-presidente do BNDES e hoje presidente do conselho da empresa chinesa de caminhões Foton no Brasil.

“É claro que Estados Unidos e China são importantes, mas a relevância da Previdência é muito maior hoje. É um problema gravíssimo que, por outro lado, se for resolvido, colocará o Brasil em outro patamar. Pode garantir de três a quatro anos de crescimento econômico, algo que outros países emergentes não têm no horizonte”, diz ele.

Sem a reforma, a bolsa já subiu bastante, na opinião de Mendonça de Barros. E os investidores precisam de motivos para justificar compras e vendas, então citam o cenário externo e outros fatores. “Mas são desculpas, porque o que importa é a reforma”, afirmou.

(…)