Apoie o DCM

VÍDEO: Polícia turca é violenta e impede realização de Parada LGBTQIA+

Manifestante LGBTQIA+ protesta contra polícia de IstambulManifestantes LGBTQIA+ protestam pelo direito à Parada do Orgulho em Istambul, na Turquia. Foto: Dilara Senkaya/Reuters

A polícia turca impediu que centenas de pessoas se reunissem para a parada anual do Orgulho LGBTQIA+ em Istambul, na Turquia, neste domingo (26). Centenas de prisões foram realizadas após os manifestantes se reunirem brevemente no evento. 

Segundo a Kaos GL, uma das maiores e mais antigas organizações de direitos LGBTQIA+ do país, houve mais de 200 prisões durante a Parada do Orgulho de Istambul. Os policiais da tropa de choque impediram o acesso à Praça Taksim e bloquearam muitas ruas no bairro de Cihangir, onde as pessoas tentavam se reunir. O transporte público local também foi suspenso.

As autoridades do distrito de Beyoglu proibiram os eventos da Semana do Orgulho, entre 20 e 26 de junho, dizendo que eles “poderiam levar a distúrbios públicos por conta das sensibilidades da sociedade”. Apesar do impeditivo, pequenos grupos de pessoas portando bandeiras com as cores do arco-íris se reuniram brevemente  neste domingo, 26, e cantaram slogans antes que a polícia agisse nos locais.

Segundo a AFP, centenas de manifestantes foram detidos após participar da Parada do Orgulho LGBT, além de muitos ataques por parte da polícia.

Milhares de pessoas costumavam comparecer às Paradas do Orgulho LGBTQIA+ na avenida Istiklal, a principal de Istambul. Desde 2015, porém, a Parada de Istambul é proibida pelas autoridades turcas de ser realizada. Nos últimos anos, o governo liderado pelo presidente Tayyip Erdogan e seu Partido de raízes islâmicas AK endureceu a postura em relação à comunidade LGBTQIA+. 

Embora a homossexualidade não seja um crime na Turquia, a hostilidade em relação à comunidade é generalizada e a repressão policial às suas manifestações aumentou desde a chegada do governo Erdogan.

Confira abaixo o vídeo dos manifestantes protestando neste domingo:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link