Apoie o DCM

Vídeos antigos com fake news alimentam grupos de política no WhatsApp no Brasil

WhatsApp. Foto: Reprodução/YouTube

De Deslange Paiva e Thiago Lavado no G1.

Vídeos com mentiras, metade deles postados há mais de um ano e que somam 5 milhões de visualizações no YouTube, estão entre os principais conteúdos de grupos de política no WhatsApp no Brasil.

Essa é a conclusão de uma análise feita pelo G1 com base num monitoramento de 409 grupos de WhatsApp realizado pela Diretoria de Análise de Política Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Dapp), que há anos estuda o debate político e a circulação de informações em plataformas digitais.

O uso do Youtube e do Whatsapp para difusão de notícias falsas já havia sido mostrado em agosto de 2019 pelo jornal americano “The New York Times”. Na ocasião, o jornal revelou que vídeos de Youtube com informações falsas sobre o vírus da zika acabavam circulando na íntegra ou em trechos no Whatsapp.

A partir da reportagem do NYT, o G1 procurou a FGV para obter dados que ajudassem a mapear a circulação de notícias falsas. A pedido do G1, a equipe da FGV-Dapp levantou informações sobre o que foi postado entre 15 de agosto e 10 de outubro nos 409 grupos de WhatsApp (veja mais sobre a metodologia no final desta reportagem).

(…)