Apoie o DCM

Web pede “Damares na cadeia” pela tragédia dos yanomamis

A senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF)

Após a senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) tentar fugir da responsabilidade pelo descaso do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com os povos yanomamis, internautas subiram a hashtag “Damares na cadeia” nas redes sociais.

Damares era ministra da Família, Mulheres e Direitos Humanos quando, de acordo com o UOL, especialistas afirmaram que a situação se agravou devido a fatores como má gestão em saúde pública, precarização da infraestrutura de atendimento, desmonte de políticas voltadas a populações indígenas e o avanço do garimpo.

Durante a pandemia, ela pediu ao então presidente Bolsonaro que não enviasse aos indígenas, leitos de UTI, água potável, materiais de limpeza e higiene pessoal, ventiladores pulmonares e materiais informativos sobre a doença. O pedido está numa nota técnica assinada por Esequiel Roque, que era secretário adjunto da Igualdade Racial, secretaria subordinada ao ministério de Damares.

No domingo (22), a ex-ministra de Bolsonaro também disse ter acompanhado “com dor e a tristeza” as imagens sobre a situação dos yanomamis. Ela negou que tenha havido descaso em relação às denúncias sobre violações de direitos dos indígenas encaminhadas a seu ministério.

A senadora ainda afirmou que o governo do ex-chefe do Executivo reconhecia a desnutrição como uma violência e que providenciou o envio de cestas básicas ao local no auge da pandemia. A crise sanitária matou 570 crianças Yanomami de 2019 a 2022, durante a gestão do ex-capitão, 29% a mais que nos quatro anos anteriores.

Confira a repercussão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link