EUA: viagem de Bolsonaro já custou meio milhão de reais ao Planalto

Atualizado em 24 de março de 2023 às 12:25
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reproduçao

A viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos já custou ao menos R$ 547.865 do caixa da Presidência da República. O ex-mandatário deixou o Brasil dias antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O valor se refere ao que o Planalto gastou até o momento com diárias, passagens e seguro viagem dos servidores enviados para acompanhar o ex-chefe do Executivo em seu passeio no território norte-americano.

De acordo com um levantamento feito pela coluna Radar, da revista Veja, no portal de viagens do governo federal, desde 28 de dezembro, quando Bolsonaro decidiu sair do país, até a última quinta-feira (23), 42 servidores fizeram 47 viagens para assessorar o ex-capitão.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Reproduçao

Parte das viagens foram realizadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), mas outra parte significativa foi feita em regime de urgência, quando os custos aumentam em razão do uso de voos comerciais, uma vez que o ex-presidente costuma avisar com pouca antecedência sobre seus planos.

Doze das 47 viagens custaram acima de 20.000 reais aos cofres públicos. Até o momento, o valor mais alto gasto pelo ex-mandatário foi R$ 73.291, referente ao deslocamento e a permanência por 15 dias em Orlando, na Flórida, de um capitão da reserva do Exército na função de assessor especial da Presidência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link