FHC admite erro em 2018 e reconhece que deveria ter votado em Haddad contra Bolsonaro

Atualizado em 5 de março de 2021 às 11:03
Fernando Henrique Cardoso. Foto: Reprodução/Blog do Moisés Mendes

De forma tímida, com meias palavras, referindo-se a Haddad com a expressão ‘outro lado’, o ex-presidente Fernando Henrique, fiador do golpe contra Dilma, disse que se arrependeu de não ter optado pelo petista no segundo turno em 2018 contra Bolsonaro.

“Teria sido melhor algum outro? Provavelmente, sim”. FHC deu a declaração à revista Época e Fernando Haddad contou a história ao vivo no Canal DCM TV na manhã desta sexta, 5.

Eis o trecho da entrevista a Época em que o decano do PSDB diz ainda que tem uma boa relação com o ex-prefeito de São Paulo.

Em 2018, o senhor votou nulo no segundo turno. Numa situação semelhante em 2022, com duelo entre PT e Bolsonaro, repetiria esse caminho?

Eu preferia não votar. Foi a única vez na vida que votei nulo. Não acreditava na possibilidade de o outro lado fazer uma coisa, que, no meu modo de entender, fosse positiva.

Embora eu reconheça que o outro lado tinha mais sensibilidade social do que o Bolsonaro. Mas tinha medo que houvesse uma crise muito grande financeira e econômica e rachasse ainda mais o país. Só em desespero que se vota nulo. Tinha votado no Geraldo Alckmin no primeiro turno e fiquei sem ter candidato.

E achei melhor que uma candidatura do PT, de uma pessoa que eu conheço até, me dou bem com ele, o Fernando Haddad. É uma boa pessoa, mas eu achei que ele era pouco capaz de levar o Brasil, naquela época. Hoje, deve ter melhorado. A pior coisa é você ser obrigado a não ter escolha. Ao não ter escolha, permite o que aconteceu: a eleição do Bolsonaro. Teria sido melhor algum outro? Provavelmente, sim. Pergunta se eu me arrependo? Olhando para o que aconteceu com o Bolsonaro, me dá um certo mal-estar não ter votado em alguém contra ele. (…)