Moro deu palestra na Unimed enquanto a empresa distribuía kit covid. Por Moisés Mendes

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 20:31

Originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES

Por Moisés Mendes

Sergio Moro esteve esta semana em Porto Alegre para uma palestra na Unimed. O que os médicos podem aprender com Sergio Moro?

Aprenderão a agir como a Lava-Jato? A fazer diagnósticos sem indícios e sem provas? A operar sem exames, mas apenas por convicção? A conduzir o doente coercitivamente para o hospital?

O que Sergio Moro tem a ensinar a médicos depois de ter participado do governo de Bolsonaro, misturado a grupos anticiência que receitam cloroquina contra a Covid-19?

O que Moro aprendeu sobre ética e verdade com os filhos e os amigos de Bolsonaro, que possa servir de exemplo a quem lida com a saúde dos outros, quando o próprio Bolsonaro é o líder dos negacionistas da pandemia?

Que lições pode dar o ex-juiz que encarcerou Lula antes da eleição, aderiu a um governo de extrema direita, com uma família ligada a milicianos, e depois foi mandado embora por não assumir todas as missões que recebeu?

A palestra fez parte de uma série de conversas que Moro terá pelo Brasil sobre compliance (veja a palavra na foto).

É a expressão da moda. Vale a pena repetir que compliance é buscar cumprir normas, regulamentos e leis. Serve para qualquer atividade, principalmente nas corporações.

É introjetar na cultura da empresa, no caso, uma cooperativa de médicos, a dedicação à correção, ao que é ético, para evitar erros, desvios e corrupção.

É razoável, depois de tudo que Moro fez nos últimos, que se pergunte: que lições de prevenção e de boas maneiras um médico sério e dedicado aos seus pacientes pode receber de Sergio Moro?