Destaques

Seis brasileiros fazem greve de fome para que milhões tenham direito à sobrevivência. Por Carlos Fernandes

O Cardeal Dom Sérgio, da CNBB, conversa com os manifestantes

Na obra monumental de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, um dos maiores expoentes de nossa literatura nos ensina que o que a vida quer de nós é coragem.

E se é verdade que coragem é o que a vida nos exige, não é menos verdade que só a quem realmente sabe o valor de viver, é dada a coragem para fazer o que precisa ser feito para que a vida seja plenamente vivida. 

Não por acaso, seis agricultores, sertanejos, nordestinos, estão há mais de 8 dias em greve de fome nas dependências do Congresso Nacional – ombro a ombro com os tribunais de justiça, um dos lugares mais injustos e hostis nesse país de ordinários. 

Pertencentes ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a atitude extrema se dá em protesto contra a Reforma da Previdência e tudo o que ela representa para o futuro de gerações inteiras de brasileiros. 

Fruto de uma agenda econômica mesquinha, excludente e autoritária, a sanha impositiva a um “regime previdenciário” onde a morte por exaustão apresenta-se como alternativa ao descanso legal e legítimo dos trabalhadores, exige por parte de todos os que entendem a gravidade do assunto, a luta mais enfática em defesa da própria sobrevivência.

E é dessa forma, ao colocarem suas próprias vidas em risco pela salvaguarda de um país soberano, que nossos seis heróis estão buscando a atenção de todos e aumentando o número de ativistas Brasil afora.

Segundo Vani Souza – integrante do MPA que está atuando na comunicação – já foram registradas adesões de pessoas à greve de fome nos estados de SC, RS, ES, RO, BA, PI, PE, SE e AL.

Importunados em Brasília, os generais do golpe já não escondem o seu incômodo. Na tarde dessa terça (12), o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi ao encontro dos manifestantes.

Confrontado pelo Frei Sérgio Görgen, um dos seis que resistem ao auto sacrifício, Maia disse ser a favor da reforma mas admitiu que ainda não tem a decisão se a colocará em pauta ainda esse ano. 

Dúvida essa, claro, imposta pelo esfacelamento da base aliada de Temer.

É nesse meio solo, entre o enfraquecimento da proposta e o fortalecimento das manifestações populares a seu favor, que um grupo de camponeses está fazendo dos seus corpos a armadura visceral contra um dos mais violentos ataques que esse arremedo de governo já infligiu contra a nação.

No que pese os já visíveis e preocupantes sinais de debilidade, seguem impávidos numa emocionante, valente e inspiradora demonstração de cidadania, força e atitude política tão escassas nesse vergonhoso vazio de mobilizações.

Nesse momento onde as mais diversas e terríveis forças se levantam contra a democracia brasileira, a lição que vem mais uma vez do campo é a de que medidas extremas se fazem necessárias.

Mais do que nunca é imprescindível lutar. As redes sociais já não se mostram suficientes frente ao avanço do fascismo. Do diálogo que restou possível, o fato é que tudo que nos sobrou foram décadas de retrocesso.

Resistir é preciso. E se preciso for, que nossos corpos sejam nossas armas, que o medo dê passagem à atitude, que a angústia recrie-se potência e que a dor faça-se razão.

Afinal, como nos ensinou Guimarães Rosa: a vida exige coragem.

Rodrigo Maia com os seis do MPA
Carlos Fernandes

Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Carlos Fernandes

Recent Posts

Proposta de saúde para população LGBTQIA+ amplia atrito de Tarcísio com o bolsonarismo

O governo de São Paulo revogou na última segunda-feira (29) uma resolução da Secretaria de…

43 minutos ago

A estratégia da PF para o depoimento do delegado preso pelo assassinato de Marielle

Os investigadores encarregados do caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista,…

1 hora ago

Exército vai apagar comentários de ódio e político-partidários nas redes sociais; entenda

O Exército Brasileiro estabeleceu novas diretrizes para suas redes sociais, focadas na eliminação de comentários…

1 hora ago

Lira demora oficializar grupo sobre fake news e assunto empaca na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ainda não oficializou a formação do…

8 horas ago

Avanço da extrema-direita gera onda de resistência das forças democratas

Diante das estratégias de desestabilização promovidas por movimentos de extrema direita ao redor do mundo,…

8 horas ago

STJ muda prazo para vítimas de abuso sexual buscarem reparação

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode estender o prazo para que vítimas…

9 horas ago