Destaques

Entenda a traição que causou a renúncia do líder do governo Bolsonaro

Fernando Bezerra entregou o cargo de líder do governo no Senado

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) renunciou, nesta quarta-feira (15), ao cargo de líder do governo Bolsonaro. Ele foi alvo de uma traição por parte de parlamentares governistas.

Bezerra era, até ontem, dado como favorito a vencer a votação que escolheu o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A estimativa era de 37 votos para o emedebista, 26 a 28 para Antonio Anastasia (PSD-MG) e de 15 e 18 para Kátia Abreu (PP-TO).

A estimativa era do Palácio do Planalto e foi confirmada por oposicionistas. O resultado, no entanto, foi completamente diferente.

LEIA MAIS:

1 – Mentiras na ONU, isolado no G20: relembre vexames internacionais do governo Bolsonaro em 2021
2 – Ciro se defende e diz que operação da PF é “braço policialesco de Bolsonaro”
3 – Justiça quebra sigilo de Cid e Ciro Gomes para investigar propina em obras públicas no Ceará

Líder do governo sofreu derrota humilhante

A Casa acabou aprovando o nome de Antonio Anastasia, que obteve 52 votos. Kátia ficou atrás, com 19, e Bezerra recebeu míseros 7 votos.

O senador disse a interlocutores que se sentiu traído. E com razão. No dia da votação, os senadores governistas mudaram de lado, passando a apoiar Anastasia. A onda de vira-casacas veio após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarar apoio ao seu correligionário.

Um aliado do pernambucano afirmou ao colunista Valdo Cruz que ele sentiu traído e culpou o governo por sua renúncia. “O líder não merecia isso, se empenhou pela votação de propostas importantes do governo, reforma da Previdência, privatização da Eletrobras e, agora, a PEC dos Precatórios. O governo não teve a decência de avisá-lo que ele não teria mais os votos dos governistas, ele teria retirado sua candidatura”.

TCU tentou barrar nomeação de Bezerra

Para criar dificuldades à eleição do governista, o Tribunal de Cotas da União aprovou uma resolução que veta a nomeação de indicados que respondam a ação penal por crime doloso contra a administração pública ou ação de improbidade administrativa.

Em sua defesa, ele disse não ter sido “condenado em ação de improbidade administrativa tendo sido absolvido na primeira e na segunda instância quando foi proposta ação em meu desfavor.”

No final, o TCU conseguiu o que queria: Fernando Bezerra passou vergonha na votação e foi derrotado.

Bolsonaro detonou líder do governo antes de derrota: “Tá se achando”

O presidente da República descobriu que o líder do governo estava usando as negociações da PEC dos Precatórios para benefício próprio. O parlamentar queria ser escolhido pelos colegas para ocupar à cadeira do TCU.

Conforme apurou o DCM, o chefe do executivo federal foi acionado pelo filho, Flávio. Ele explicou para o pai toda a história. E perguntou se o governante deu o aval para Bezerra fazer a negociação. Jair Messias disse que não. Seu filho mais velho então avisou que aquilo estava confundindo os senadores. Todos tinham certeza que Fernando era o nome predileto de Bolsonaro.

O presidente da República pegou o telefone e chamou o líder do governo para encontrá-lo no Palácio do Planalto. O ex-capitão colocou as cartas na mesa e perguntou ao congressista que ordenou que ele negociasse uma vaga no TCU. “O questionamento foi muito duro e direto”, falou um aliado do bolsonarismo.

O senador afirmou que ele estava negociando independentemente, sem citar o nome do presidente. Bolsonaro contou que os senadores estavam acreditando que o líder do governo era uma indicação dele. “Então o presidente perguntou se o Bezerra deixou claro que ele não era uma indicação. O senador falou que não tinha dito nada”, explicou uma fonte ao DCM.

“Foi aí que ele perdeu a paciência e falou: ‘Tá pensando quem é quem? Você tá se achando. Tem que ter postura de líder. Não quero que você negocie nada. Ou deixe claro que não tenho nada a ver com isso’. Ele foi direto. O Palácio não quer se envolver nesse assunto”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Davi Nogueira

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Davi Nogueira

Recent Posts

Ministro espanhol sugere que Milei faça uso de “substâncias” e Casa Rosada rebate

A Casa Rosada repudiou nesta sexta-feira (03) as "calúnias e difamações" do ministro de Transportes…

4 horas ago

Prefeitura de SP é investigada por acesso dados sigilosos de aborto legal

Publicado originalmente na Agência Pública A Polícia Civil paulista começou a investigar o acesso pela…

4 horas ago

“Clara afronta”: causa da anulação da sessão que aprovou a privatização da Sabesp

A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo,…

4 horas ago

TSE rejeita recurso de Bolsonaro e mantém ex-presidente inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira (3) um recurso apresentado pela defesa do…

5 horas ago

Governo Tarcísio recua após incluir vídeo do MBL em seu material didático

O governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) incluiu um vídeo produzido pelo Movimento Brasil…

5 horas ago

Essencial do DCM TV: SEXTOU com BEMVINDO SEQUEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=_ZI2NaF--ws Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o ator…

6 horas ago