As maiores mentiras de bolsonaro em 2021

Bolsonaro venceu as eleições de 2018 propagando informações mentirosas aos eleitores brasileiros, tendo como principais alvos líderes da esquerda. Os mais prejudicados acabaram sendo petistas, como Fernando Haddad, o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, que sofreu um golpe em 2016.

Como presidente da República, ele segue criando narrativas mentirosas para agradar seus eleitores ideológicos. Ao longo de 2021, foram várias frases irreais que ele falou em lives, entrevistas coletivas e em programas de televisão. Mesmo sendo criticado, o governante não parou

O método de fake news estará presente na campanha dele em 2022. Por isso é importante relembrar algumas mentiras ditas por Bolsonaro ao longo deste ano. Confira:

“O Brasil, como disse para você, na economia é um dos países que melhor está se saindo do mundo.”

A informação não é verdadeira. O Brasil está em 38º lugar dentre as 48 maiores economias do mundo em relação ao crescimento do PIB no segundo trimestre deste ano. Além disso, a moeda brasileira, o Real, teve o pior desempenho entre as 30 mais negociadas do planeta em comparação ao dólar.

“Estamos completando três anos sem corrupção em nosso governo.”

A frase é mentirosa. O governo Bolsonaro é alvo de investigações sobre um suposto esquema para a compra da vacina Covaxin, que teria envolvido pessoas do Ministério da Saúde. Há ainda investigações contra o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), Ricardo Salles, ex-titular do Meio Ambiente, Marcelo Álvaro Antônio, que comandou a pasta do Turismo.

“Agora, quem não quer mudar o sistema é porque tem certeza que o voto não auditável servirá para eleger quem não tem voto.”

Frase falsa. As urnas eletrônicas são auditadas. O TSE revelou que os equipamentos possuem recursos para que ocorra o procedimento. A votação também pode ser analisada e verificada para uma auditoria completa. Em 2014, o PSDB solicitou a auditoria e não houve nenhuma violação.

“Nós queremos que o voto dado por qualquer brasileiro seja contado para o seu candidato, e não uma maquininha que, se você quiser auditá-la, toda vez que você apertar o votão novamente vai dar o mesmo resultado, uma maquininha que não tem como ser auditada, diga quem ganhou as eleições no país.”

Bolsonaro pediu durante muitos meses que o voto impresso fosse colocado em prática em 2022. Ele acusou o sistema eleitoral de ser manipulável, o que não é uma verdade.

“Nós sempre fomos contra a erotização de criança em sala de aula, aquele tal do kit gay, descoberto em 2010, lá atrás”.

O kit gay nunca existiu e Bolsonaro insiste com essa fake news desde 2012. Neste ano, ele voltou a falar sobre o assunto. O que o presidente se refere, de forma preconceituosa, é o Escola Sem Homofobia. Ele acusou Haddad de ser o criador, o que não é verdade.

“Via projeto de decreto legislativo, proposto pelo PT e apoiado por quase todos, dois ou três votaram contra, resolveram, olha só Datena, resolveram tornar inexistente a seção de 2 de abril de 64.”

Não é verdadeira essa afirmação. O projeto de resolução aprovado pelo Congresso, em 2013, anulou a sessão legislativa que retirou o ex-presidente João Goulart em 1964. A resolução serviu para "retirar o caráter de legalidade do golpe militar". Só que não fez nenhuma menção a exclusão dos registros históricos da sessão.