Tragédia em minas gerais

Uma rocha se desprendeu de um paredão e caiu sobre lanchas onde estavam  os atingidos. Tudo ocorreu no Capitólio, no fim de semana. Além dos 10 mortos, mais de 30 pessoas ficaram feridas.

Os sobreviventes dizem que viveram momentos de terror quando viram a pedra caindo. "Aliviado e seguro em ter voltado para casa. Foi um final de semana que parece 1 ano. Foi emocionante porque todos sabemos que não morremos por um milagre. Ainda mais que na minha cidade já estavam espalhando noticias que havíamos morrido", afirmou Michel Leite

Uma barragem em uma mina se rompeu no município de Nova Lima, Minas Gerais, na região metropolitana de Belo Horizonte.

As fortes chuvas fizeram com que famílias mineiras passassem por situações terríveis nos últimos dias. E também apresentou ao povo brasileiro uma série de problemas que a região vive por conta de barragens. A destruição tem sido recorrente na vida dos mineiros.

A situação da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca, na cidade de  Pará de Minas, a 83 km de Belo Horizonte, é crítica. Segundo o porta-voz  do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o tenente Pedro Aihara, “tem  água vertendo por cima e dos lados”, aumentando o risco de rompimento da  barragem.

“A gente tem água vertendo tanto por cima da barragem como dos lados.  Em decorrência disso, as comportas já foram abertas, mas mesmo assim o  fluxo de água é tão intenso que foi necessária a evacuação preventiva e  emergencial das comunidades”, disse o tenente Pedro Aihara.

“A situação está sendo monitorada a todo instante”, afirma. “Existem  várias equipes fazendo a retirada de pessoas ilhadas, sem acesso, da  região para que a gente possa levar a população para fora dessa área da  mancha de inundação caso ocorra qualquer tipo de problema estrutural e  algum tipo de rompimento.”

Com tantas tragédias, Vale informou que teve que parar a produção parcialmente nos sistemas Sudeste e Sul.  De acordo com a mineradora, a decisão tem de a cuidar da segurança de  seus funcionários, por causa do alto nível de chuva. “Garantir a  segurança dos seus empregados e comunidades, em razão do nível elevado  de chuvas que atingem Minas Gerais”.