Bolsonaro e seus problemas de saúde

Em 6 de setembro de 2018, Bolsonaro sofreu um atentado no fim da campanha de primeiro turno. Ele precisou passar por uma cirurgia depois de ter sido esfaqueado por Adélio Bispo. Os médicos relataram que foi identificado um traumatismo abdominal no então candidato à Presidência da República.

Bolsonaro precisou seguir recomendações médicas, porque ainda corria risco de morte. Após passar por alguns exames, ele passou por um procedimento de emergência. Uma tomografia identificou obstrução do intestino delgado, o que levou os médicos a realizarem uma nova operação.

No dia 16 de setembro, os médicos anunciaram que o Bolsonaro não corria risco e por isso deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Porém, ele precisou continuar hospitalizado. No dia 27 daquele mês, o então candidato apresentou infecção bacteriana depois da retirada de um cateter.

No dia 29 de setembro, ele recebeu alta e deixou o hospital. Poucos dias depois, ficou em primeiro lugar no primeiro turno das eleições. Durante sua recuperação, decidiu não participar dos debates. Bolsonaro acabou vencendo o segundo turno, mas percebendo que teria uma forte oposição da sociedade.

Em janeiro de 2019, o presidente da República ficou internado no hospital durante 18 dias. Ele precisou retirar a bolsa de colostomia. Ele e seus familiares acreditaram que ali seria o fim dos seus problemas de saúde. Só que, no mesmo ano, teve que passar por um procedimento para corrigir a hérnia.

Em 23 de dezembro de 2019, Bolsonaro acabou caindo no banheiro durante a noite. Rapidamente foi levado para o Hospital das Forças Armadas. No dia 30 de janeiro de 2020, precisou corrigir a cicatriz de procedimentos anteriores e reposicionar a tela que recebeu na cirurgia de hérnia no ano anterior.

Em julho de 2020, Bolsonaro vivia fazendo campanha contra o isolamento social e apostando em remédios ineficazes contra a Covid-19. Foi neste período que foi diagnosticado com a doença. Em 25 do mesmo mês, anunciou que estava curado do coronavírus e retornaria ao trabalho.

Em setembro daquele ano, fez uma cirurgia para remover a pedra na bexiga e recebeu alta rapidamente. Em julho de 2021, um fato curioso: Ele começou a soluçar sem parar durante seus discursos e eventos públicos. Uma semana depois, ele se retirou de um jantar com empresários por passar mal.

Então o presidente foi ao hospital para saber o motivo da crise de soluços. Médicos pediram para ele ficar em observação durante dois dias para saber qual o motivo da crise. Apesar do episódio curioso, o caso não era grave e ele rapidamente retornou para sua função.

No começo deste ano, Bolsonaro voltou a passar mal depois do almoço de ano novo e resolveu ir até um hospital em São Paulo. Lá, acabou sendo internado. Seu grupo político está preocupado com seu estado de saúde, pois o presidente é considerado uma pessoa que não se cuida.