Bolsonaristas querem QG da fake news fora do Brasil

Um grupo do núcleo duro da campanha de Jair Bolsonaro (PL) quer criar  um QG da fake news, mas que todo o material seja hospedado fora do  Brasil. A intenção é evitar que o STF (Supremo Tribunal Federal) consiga  chegar à origem dos dados.

O DCM apurou que especialistas em TI foram contratados por  bolsonaristas para avaliar o melhor local para armazenar os documentos  de fake news. Uma pessoa confidenciou à reportagem que existe até hacker  na equipe.

Foi estudada a possibilidade do QG ser na Rússia, mas não há acerto  sobre isso. O temor é que, em caso de derrota, o presidente do  país,Vladimir Putin, abra o jogo sobre a ligação dos bolsonaristas e  chegue à fonte, já que ele teve boas relações com os governos do PT.

O QG das fake news, na realidade é um local virtual para armazenar banco  de dados com imagens, textos e documentos prontos para serem disparados  em massa no período eleitoral.

Embora o STF tenha prometido impedir a difusão desse material, os bolsonaristas consideram que é impossível controlar.

O QG das fake news promete atacar várias frentes nas duas semanas que  antecederam as eleições. WhatsApp e Telegram serão os principais, mas  TikTok e Kwai também estão no radar. Instagram e Facebook serão menos  usados por serem considerados mais rápidos no bloqueio de contas.

Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, os bolsonaristas não se  importam se os números e contas dos apps forem bloqueados, já que serão  robôs. O importante para o grupo é conseguir repassar a mensagem e  esperar que ela viralize.

A previsão é de que serão gerados milhares de arquivos para os mais  diferentes apps. O servidor ficará fora do Brasil, longe dos olhos de  Alexandre de Moraes.