Conheça Francia Márquez, primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

A Colômbia terá pela primeira vez uma mulher e uma pessoa negra na  Vice-Presidência. A ativista em defesa dos direitos humanos e do meio  ambiente, a advogada Francia Márquez, 40, foi eleita  na chapa de Gustavo Petro.

Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda a ser escolhido pelos colombianos ao vencer o candidato Rodolfo Hernández, que é da extrema-direita.

A nova vice, que nasceu em Suárez, no Vale do Cauca, e ficou conhecida pela luta contra a mineração ilegal, foi protagonista das manifestações de 2019 e 2021, que buscavam direitos sociais.

Em 2014, como presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó, ela organizou a “Mobilização das mulheres negras pelo cuidado da vida e dos territórios ancestrais”

Francia foi a líder de um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que concedeu a ela o reconhecimento com o prêmio Goldman, considerado o “Nobel do Meio Ambiente”, em 2018.

Depois de passar mais de 10 anos trabalhando em movimentos sociais, Francia havia lançado sua pré-candidatura à presidência da Colômbia em 2021. Entretanto, com o avanço da campanha, ela passou a ser parte da chapa de Gustavo Petro

Mulher de 40 anos, formada pela Universidade Santiago de Cali em direito, Francia é mãe solo de dois filhos e tem ligação com o ativismo social. Quando jovem, ela trabalhou como garimpeira de ouro e empregada doméstica para pagar os estudos

Quando maior  de idade, liderou movimentos contra a expansão da mineração na região e  foi crescendo dentro do cenário político colombiano.