Entenda a guerra entre Ucrânia e Rússia

Pincelada grossa

2014

As relações entre a Rússia e Ucrânia começaram a ficar tensas há oito anos por causa das manifestações em Maidan. Os ucranianos estavam insatisfeitos com o governo anterior, que era pró-Rússia, e grupos pró-Oriente conseguiram chegar ao poder.

Moscou, a capital russa, anexou a península da Crimeia e passou a apoiar separatistas da Donetsk e Luhansk. Por conta disso, membros da OTAN acreditam que Vladimir Putin vem planejando a invasão na Ucrânia há anos, aproveitando a oportunidade neste começo de 2022.

Vegetais
Chili
Queijo
Pincelada inclinada

Qual a importância de Donetsk e Luhansk

As duas cidades fazem parte da região de Donbas. O local é a mais importante fonte de energia e o maior setor industrial da Ucrânia. O espaço tem metalúrgicas e empresas diversas, além de indústria de carvão.

Pincelada moderada

Separatistas lutaram contra o governo ucraniano, mas o estopim da crise foi a aproximação da Ucrânia com os países do ocidente. Uma das reivindicações da Rússia é que a Ucrânia não faça parte da OTAN, grupo que tem a aliança militar que reúne cerca de 30 países.

Pincelada moderada

No mês passado, Putin reconheceu a independência de Donetsk e Luhansk e ignorou o acordo de paz com os ucranianos. Desta forma, ordenou que os russos fizessem bases militares. A partir dali, ficou muito claro que a guerra estava muito próxima de acontecer.

Pincelada moderada

24 de fevereiro

A Rússia determinou que seus militares invadissem a Ucrânia, dando início a guerra. Mais de 40 soldados acabaram morrendo e milhões de pessoas começaram a fugir do país europeu. Várias lideranças mundiais começaram a se manifestar sobre o assunto.

Países que fazem parte da OTAN resolveram reagir contra Putin, realizando uma série de sanções, prejudicando a economia russa. Só que o presidente da Rússia garantiu que o país estava preparado para enfrentar a resistência do Ocidente.

A Ucrânia tem resistido, enquanto a Rússia segue tentando conquistar o país. Líderes dos dois países iniciaram as negociações para encontrar um caminho de paz. Porém, especialistas acreditam que será muito difícil que isso ocorra.