Ivete Sangalo e seus posicionamentos políticos

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta no dia 5 de janeiro e deu entrevista coletiva. Ele aproveitou a oportunidade para alfinetar Ivete Sangalo, afirmando que a cantora estava com saudades da Lei Rouanet. A revolta do presidente não foi por acaso. A artista incentivou seu público a criticá-lo, o que gerou revolta dos bolsonaristas.

No dia 29 de dezembro, a cantora incentivou seus fãs a xingarem mais alto o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um show, em Natal, no Rio Grande do Norte. Quando escutou o coro de “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”, Ivete animou: “Não ouvi, tá baixinho”.

Desde então, ela tem sido atacada por bolsonaristas, sendo acusada de querer uma “boquinha” da Lei Rouanet. Com décadas de carreira, a artista nunca apresentou nenhum projeto para captar recursos do programa federal de incentivo a cultura. O que é mais uma fake news espalhada por Bolsonaro e seus comparsas.

Ao longo da sua profissão, Ivete raramente falou sobre política. Um dos momentos mais explícitos foi em 2007, quando participou de um protesto ao lado da elite paulista e carioca. Liderada por Hebe Camargo, a cantora pedia o fim da corrupção no Brasil. A manifestação teve pouca adesão e não ocorreram novos protestos.

Em 2009, Lula e Dilma foram convidados para visitar Ivete Sangalo, quando ela deu a luz ao primeiro filho, Marcelo. A comitiva foi organizada por Fátima Mendonça, esposa de Jacques Wagner, que na época era governador da Bahia. A artista, é claro, não se manifestou contra.

Em 2010, Dilma Rousseff era pré-candidata à Presidência da República e Ministra da Casa Civil. Ela assistiu a um show de Ivete Sangalo e a cantora fez uma homenagem. Na hora de cantar “Vai buscar Dalila”, ela trocou por “Vai buscar Dilminha”. A baiana ainda recebeu a política em seu camarim.

Em 2014, Dilma estava sendo xingada em vários cantos do Brasil. No show de Ivete Sangalo, algumas pessoas tentaram puxar o coro. Só que a cantora parou a apresentação e não permitiu que aquilo acontecesse. “Aqui não”, disparou a baiana. Claro que a minoria do público a obedeceu.

De lá até 2020, Ivete optou por não falar de política. Ao ser acusada de isentona, ela passou a mostrar seu posicionamento. Primeiro cobrou vacinas para o povo brasileiro. Também rebateu uma acusação do Secretário de Saúda da Bahia. E ainda deixou claro que não apoiava o governo Bolsonaro.

“Meus zamuris, entendo o quão necessário é, neste momento, não estabelecer dúvidas sobre o que acredito. Esse governo que está aí não me representa nem mesmo antes da ideia dele existir”, escreveu ela no seu Instagram em junho do ano passado.