Líder das pesquisas, Lula deu entrevista ao DCMTV e outros canais nesta quarta-feira (19). O bate-papo aconteceu em um hotel de São Paulo e permitiu maior aprofundamento dos temas que o petista pretende levantar ao longo de 2022, quando ocorrem eleições no Brasil Veja as principais frases do ex-presidente

"É plenamente possível fazer o povo voltar a acreditar no seu churrasquinho, na sua cervejinha, na sua costelinha. Quem for vegetariano, como a Gleisi, a sua saladinha, um bife de soja. Temos que devolver ao povo brasileiro o prazer das coisas mais elementares."

Cervejinha e churrasco

Eleição é para ganhar

"Não há candidato, nem vice. Digo isso para ficar claro. Não sou  candidato para ser protagonista, sou candidato para ganhar as eleições.  Sou candidato para ganhar as eleições em um momento que o Brasil está  infinitamente pior do que em 2003 quando tomei posse. Ganhar eleição é  mais fácil do que governar."

"Não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com o Alckmin  para ganhar as eleições e governar este país”. “Da minha parte, não  existe nenhum problema em fazer uma chapa com o Alckmin e ter o Alckmin  de vice. (...) Eu espero que Alckmin esteja junto, sendo ou não o vice,  porque me parece que ele se definiu por fazer uma oposição definitiva ao  bolsonarismo e ao dorismo. O PSDB hoje não é o PSDB criado na  Constituinte."

Alckmin pode ser vice?

As eleições

"Eu sou um cara que gosta de conversar com as pessoas, de ouvir as  pessoas. Vou conversar muito ainda. Não tomo decisão sem pensar. Eu me  preparo. Me levanto todo dia 6 horas da manhã, corro 6km, faço muita  musculação e muita perna para andar por esse país."

Não posso querer ser presidente para resolver problemas do sistema  financeiro, dos empresários, daqueles que ficaram mais ricos durante a  pandemia. Só tem uma razão para eu voltar a ser presidente: para que o  povo volte a sonhar

Mercado financeiro

"Tem gente que quer que eu já indique meu guru econômico; meu vice;  meu ministro da Justiça. Tudo isso vai acontecer no tempo certo (...) A  gente não senta na cadeira antes do tempo, porque dá azar."

Ministros

Relação com os Estados Unidos

"Como é que eu vou tratar os Estados Unidos? Trato com o respeito que  eu acho que eles merecem, mas quero que me tratem com o respeito que o  Brasil merece. Eles têm que compreender que o Brasil é o país mais  importante da América Latina, o maior em população, o maior  economicamente e o Brasil tem interesse em crescer junto com todos os  países da América Latina e da América do Sul. E o Brasil pode ser um  grande protagonista."

“Estou convencido que temos um grupo de aproveitadores dentro do  governo. O Pazuello [general Henrique Pazuello, ex-ministro da Saúde]  jamais poderia chegar a general com a formação que ele tem, com a  ignorância”. “As Forças Armadas têm gente preocupada com a soberania nacional, com o desenvolvimento e a independência do Brasil”

Forças Armadas