O PROJETO DE LULA PARA 2022

Lula foi perseguido injustamente pela Operação Lava Jato, mas provou sua inocência e vai concorrer ao Governo Federal novamente. E hoje é o favorito das pesquisas, tendo reais chances de vencer no primeiro turno. Mas quais são os planos do ex-presidente para o Brasil?

O petista tem criticado a política de preços da Petrobras, tanto que já deixou claro que vai praticar mudanças. O ex-presidente relatou que não vai manter os valores atrelados ao dólar. “Quem tem que lucrar com a Petrobras é o povo brasileiro”, disse Lula em novembro do ano passado.

Durante o governo Temer, o Partido dos Trabalhadores lutou contra a reforma trabalhista. O entendimento é que o os trabalhadores brasileiros perderam direitos e novos empregos não foram criados. Lula e sua equipe querem usar a “contra-reforma” da Espanha como inspiração para criar um projeto ao Brasil.

Lula é favorável a um governo desenvolvimentista, sinalizando que fará investimentos públicos para aquecer a economia. Nos bastidores, o ex-presidente tem como intenção recuperar o BNDES, mas dando prioridade aos pequenos/médios negócios, não apostando mais nos “Campeões Nacionais”.

Na Educação, o ex-presidente escreveu um texto para a Folha de S. Paulo. Um dos seus objetivos é investir em ciência e tecnologia para gerar empregos melhores no futuro. O petista usou a China como exemplo, explicando o sucesso econômico do país oriental.

Lula é defensor da responsabilidade fiscal, mas irá propor alterações no teto de gastos. Nelson Barbosa, ex-ministro de Dilma, é favorável a uma política de metas que seriam aprovadas anualmente. Porém, o ex-presidente tem debatido o assunto com diversos economistas.

A taxação de grandes fortunas, a regulamentação da mídia, a distribuição de riqueza aos mais pobres e maior investimento no SUS são pontos considerados fundamentais para serem debatidos no país. Tudo isso tem como objetivo melhorar o bem-estar e gerar mais emprego.

Outro ponto defendido pelo Partido dos Trabalhadores é a defesa do Brasil para os países estrangeiros. Atualmente, a política externa de Bolsonaro é muito criticada e Lula quer recuperar o prestígio brasileiro. Não por acaso já tem feito viagens internacionais com líderes mundiais.

A pré-candidatura de Lula deve ser anunciada em fevereiro pelo Partido dos Trabalhadores. O ex-presidente tem dialogado com líderes partidários, movimentos e centrais sindicais para formular um projeto para o povo brasileiro.