Posições políticas causam desconfortos nos eleitores

Com a proximidade das eleições, o Datafolha realizou uma pesquisa sobre o comportamento de eleitores na web e no convívio com amigos e familiares.

Mais da metade do eleitorado brasileiro deixou de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões.

Segundo levantamento divulgado em 31 de julho, 54% dos eleitores afirmam ter vivido alguma situação de constrangimento, ameaça física ou verbal por suas posições políticas.

O número é mais alto entre simpatizantes do PT (63%), eleitores de Lula (58%), mais instruídos (62%), que reprovam Bolsonaro (62%), pretos (60%) e homossexuais (65%).

Para os entrevistados foram colocadas três situações de constrangimento ou coação, para que respondesse se já haviam passado ou não por esse tipo de caso.

Entre os entrevistados, 49% do eleitorado dizem ter deixado de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões.

Outros 15% disseram já ter recebido ameaça verbal e 7%, física.

53% dos entrevistados mudaram a postura nas redes sociais para evitar atritos com amigos e familiares e 41% deixaram de comentar e publicar conteúdo eleitoral.

O levantamento ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27/07) e quinta (28/07). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.