As histórias mais absurdas da absurda história do general Petraeus

Atualizado em 15 de novembro de 2012 às 20:33

Uma coletânea dos episódios mais rocambolescos no caso da renúncia do diretor da CIA

 

Jill Kelley, alvo do ciúme da amante do general Petraeus

Lorde Byron já alertava, em Dom Juan, que “a verdade é sempre estranha, mais estranha que a ficção”. Mas o affair do general David Petraeus extrapola qualquer roteiro elaborado pela mente mais doentia de qualquer circo. Em resumo: há uma semana, Petraeus renunciou ao cargo de diretor da CIA, admitindo que havia se envolvido num relacionamento extraconjugal. Tratava-se de sua biógrafa Paula Broadwell. Depois descobriu-se que havia outra mulher, a socialite Jill Kelley, vítima do ciúme de Paula, que a ameaçava através de emails anônimos. E havia um outro general. E…

Se você submetesse o enredo a Oliver Stone, o cineasta campeão das teorias conspiratórias, ele mandaria devolver por excessivamente inverossímil. Cada novo detalhe é mais estranho que o último. Eis uma lista das histórias mais absurdas surgidas apenas na última semana.

 

. O misterioso descamisado

 

Um agente federal, amigo da socialite Jill Kelley, mandou para ela fotos de seu torso nu. Era uma cantada. A pedido dela, Frederick W. Humphries II começou a investigar emails anônimos que Jill vinha recebendo e que acabaram se revelando ser de Paula Broadwell, amante de Petraeus. O agente não tinha nenhum papel formal no caso, mas ficou obcecado pela história, até que seus superiores o mandaram se afastar. Quando achou que seus chefes estavam tentando abafar a coisa para não atrapalhar a campanha de Obama, ele tentou vazar a história para um líder do partido Republicano na Virgínia. Ou seja, o escândalo foi deflagrado porque um funcionário do FBI queria levar para a cama a amigona do chefão da CIA.

 

. O triste aniversário de casamento

 

Paula Broadwell estava com o marido no jantar de aniversário de casamento quando começaram a sair as primeiras notícias da renúncia do general Petraeus — e o motivo. Os dois comiam no restaurante mais romântico da cidade. O plano deles era ir a Washington para a festa de 40 anos de Paula, um mês depois, evidentemente cancelada naquele dia. Petraeus estava na lista de convidados.

O general e a escritora

 

 

. A falência da socialite

Jill Kelley e seu marido cirurgião, Scott, organizavam recepções suntuosas para líderes militares em sua mansão. Ali funcionava a sede da Kelley Cancer Foundation, instituição de caridade fundada em 2007. No final daquele ano, a fundação tinha ido à falêndia, sem levantar um centavo em prol dos doentes de câncer. O casal ainda deve milhões por não pagar hipotecas, e para operadoras de cartão de crédito.

 

. A maldição da irmã gêmea

 

A irmã gêmea de Jill Kelley, Natalie Khawam, abriu concordata em abril com mais de 3 milhões de dólares de passivos. Natalie também circulava entre a elite militar da Flórida e teve um relacionamento com o ex-governador do estado, Charlie Crist.

 

. O Agente da CIA Que Usava Gmail

 

Apesar de dirigir a mais poderosa agência de inteligência militar do mundo, Petraeus cometeu o erro número 1 do manual de quem quer manter algo em segredo: enviou emails do Gmail e usou o próprio telefone para falar com Paula Broadwell. Os dois tinham uma conta conjunta em que acessavam os rascunhos.

 

. Os 20 000 emails do general

 

O general quatro estrelas John Allen enviou entre 20 mil e 30 mil emails para Jill Kelley, de acordo com o FBI. Eles foram declarados “potencialmente inapropriados”. A correspondência ocorreu de 2010 a 2012. Allen comanda as tropas da OTAN no Afeganistão, substituindo o amigo Petraeus. Jill rapidamente disse que não havia nada entre eles — e contratou o mesmo advogado que representou Bill Clinton no caso Monica Lewinski.

 

. O verbete perdido da Wikipedia

 

Em janeiro, o verbete de Paula na Wikipédia tinha a frase “Petraeus foi uma de suas muitas conquistas”. O trecho foi retirado pouco depois pelos editores, que não conseguiram identificar quem incluiu a informação.