A reunião de Temer com líderes evangélicos foi para rezar por cargos e dinheiro. Por Marcos Sacramento

Atualizado em 16 de abril de 2016 às 17:50
Capetinhas
Capetinhas

 

Michel Temer parece com aqueles personagens de telenovelas que ao fim da trama revelam características desconhecidas do público. Depois dos boatos de que é satanista e de se mostrar um conspirador dado a trapalhadas, vem à tona a informação de que o vice-presidente tem seu lado carola.

“Ele é um homem temente a Deus. Nos disse, inclusive, que reza todas as noites”, revelou o deputado André Moura, líder do PSC na Câmara dos Deputados.

Acompanhado de Marco Feliciano e de outros parlamentares do partido de maioria evangélica, Moura foi ter com o vice-presidente no Palácio do Jaburu, na última quinta-feira (14).

No encontro, segundo o líder para mostrar o apoio da legenda ao impeachment, os integrantes da bancada da bíblia fizeram uma oração para Temer.

“Para que Deus lhe dê forças para conduzir o futuro do nosso país”, disse Moura.

O que me intriga nisso tudo é especular o que se passa pela cabeça de Temer nas suas orações noturnas.

Será que ele, autor de livros de Direito Constitucional, no íntimo da sua conversa com Deus acredita que exista legalidade no movimento de impeachment que ajudou a construir?

Ou pede, de joelhos no chão, que as bênçãos do Espírito Santo caiam sobre os deputados e orientem seus votos para o afastamento da presidente Dilma Rousseff?

As ideias de vazar a carta à presidente e o áudio com esboço do discurso de posse teriam surgido nesses momentos de meditação?

Pode ser que ele peça proteção divina contra as denúncias na Operação Lava Jato ou que os anjos conduzam as mãos de Sérgio Moro rumo ao encerramento da operação em dezembro.

Talvez esteja confiante e agradeça ao bom Deus por tudo que esteja acontecendo em Brasília e peça proteção para o desafio de assumir o Palácio do Planalto.

Ou sentiria o remorso dos traidores e rezaria pais-nossos e ave-marias em busca do perdão?

Tudo isso, claro, são apenas elucubrações.

No entanto, dá para apostar que o teor das preces, se é que existem, seja mundano e apontado para a conquista de graças na forma de poder e dinheiro.

Embora parlamentares da bancada evangélica vivam a legislar sobre questões morais como o Estatuto da Família, o que une esses varões e varoas são assuntos terrenos.

“A conquista de dividendos para as igrejas como a manutenção de isenção fiscal, a manutenção das leis de radiodifusão, a obtenção de espaços para a construção de templos e a transformação de eventos evangélicos em culturais para obtenção de verbas públicas estão nesse páreo”, explica à Agência Pública a pesquisadora e professora de Psicologia Bruna Suruagy, autora de uma tese de doutorado sobre a bancada.

Na Bíblia há um trecho que define perfeitamente essa congregação abençoada e serve para Temer e outros golpistas.

“Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes agem do mesmo modo, todos são falsos e vivem na prática do engano”. Jeremias 6:13. Amém.