Domingo na praia e a neutralidade da rede

Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 17:33

montecarlo

 

O que está em jogo na Câmara dos Deputados em Brasília com o Marco Civil da Internet, especialmente com a neutralidade da rede, ameaça mudar completamente a forma como navegamos na web.

Atualmente pagamos por uma velocidade de acesso à internet, fornecido pelas empresas de telecomunicações, mas temos a liberdade de escolher e usufruir dos serviços disponíveis na web como vídeos, redes sociais, aplicativos etc. Estamos conectados ao conhecimento, ao novo e somos donos de nossas escolhas, tudo na velocidade de um clique. A única diferença que afeta nossas experiências é a velocidade de conexão que cada um pode contratar. Quem quiser mais velocidade, paga mais, mas todos somos iguais e temos acesso às mesmas oportunidades e conteúdos. Para isto damos o nome de neutralidade da rede.

Com o projeto que elimina a neutralidade na rede, que as operadoras querem aprovar com o apoio do PMDB, especialmente do deputado Eduardo Cunha, usar a  Internet poderá pesar no seu bolso, e jogar muita areia no seu lazer, seu trabalho e na sua experiência de navegação.

Para imaginar o que seria a navegação na internet como querem as operadoras de telefonia, vamos usar exemplo de um domingo na praia sem neutralidade de rede.

Antes de pôr o pé na areia com a turma, você terá que pagar no guichê da “operadora da praia” um dos três pacotes disponíveis. Os pacotes foram criados baseados em pesquisas e estudos de análise financeira desenvolvidos por engenheiros matemáticos e gerentes de produto. Os planos oferecidos seriam mais ou menos assim:

Pacote Básico: Neste plano básico, sua esposa terá direito a uma hora de sol, seu filho poderá construir e destruir quatro castelos de areia e você terá direito a caminhar na areia por sessenta minutos . O pacote inclui três pulos no mar, com duração de quatro minutos para cada mergulho. Após adquirir o plano básico, se você quiser comprar o item “jogar bola com seu filho”, deverá dirigir-se novamente ao guichê,  localizado na entrada da praia, esperar na fila, pagar a diferença e aguardar até o sistema liberar seu novo benefício.

Pacote Intermediário: Sua esposa poderá tomar sol por três horas, conversar com as amigas por sessenta minutos enquanto seu filho terá direito a cinco castelos de areia e poderá participar de uma guerra de areia por trinta minutos com os amigos que tenham o mesmo plano. Você poderá caminhar na orla por até sessenta minutos e ler um jornal ou uma revista por 30 minutos. Plano excelente para quem gosta de água salgada, com direito a seis pulos no mar, por dez minutos.

Pacote Master Full Ilimitado : Tome sol a vontade, converse com os amigos, leia livros e revistas, escute músicas, caminhe , brinque com as crianças. Privilégios únicos e exclusivos oferecido por sua “operadora da praia” 

Parece filme de terror, ou de milionários na Europa, mas as operadoras são contra a neutralidade da rede e, se não lutarmos, o Congresso Nacional estará enterrando de vez o seu direito universal, reconhecido pela ONU,  à uma internet livre e neutra, prejudicando o bolso, o crescimento e o aprendizado de milhões de brasileiros .