É injusto dizer que Roberto Carlos se vendeu para a Friboi porque ele sempre esteve à venda

roberto caros

Quer pagar quanto?

 

Roberto Carlos é o novo garoto-propaganda da Friboi. Depois de mais de 30 anos se dizendo vegetariano, ele mudou de ideia. Para não parecer que foi movido pelo cachê, a história oficial é que já havia alterado seus hábitos alimentares antes disso.

Em sua página oficial no Facebook, os administradores tiveram de lidar com a reação negativa de parte de seus fãs. Houve quem o xingasse de traidor e mentiroso. Uma lista de regras de conduta teve de ser postada.

No início do mês, Bob Dylan também foi criticado por fazer a narração de um anúncio de carro no Superbowl. Aquela propaganda não foi a primeira de Dylan (ele chegou a vender ligeries da Victoria’s Secret) e não será a última. Ainda assim, Dylan está tendo de explicar até agora o que fez com seu passado na contracultura.

O caso de Roberto é diferente. Ele sempre foi vendido. Não há nada que o faça sair de casa que não seja faturar. Isso inclui passar a comer picanha ou participar de uma farsa como a entrevista em que afirmou que estaria disposto a rever sua postura com relação a biografias não autorizadas.

Ninguém tem o direito de se surpreender com as causas que RC defende em troca de grana. Ele falava das baleias quando o mundo falava das baleias. Fez uma canção sobre isso porque renderia alguns trocados, como rendeu. Roberto é tão preocupado com a ecologia quanto, digamos, Paulo Maluf. Não  gosta nem de chuva: não moveu uma palha quando seus conterrâneos foram desabrigados por causa de alagamentos no Espírito Santo.

Existe ainda pureza na arte? Há dois anos, a cantora Adele disse que não queria seu nome “perto de qualquer marca. Não desejo ser maculada ou assombrada e não pretendo me vender. Acho isso vergonhoso”.

Nos anos 90, o comediante Bill Hicks se referiu de maneira pouco gentil a artistas que licenciavam suas músicas. “Vocês viraram prostitutas do bangue bangue capitalista… Tudo o que vocês disserem será suspeito e cada palavra que sair da sua boca será como bosta caindo no meu drinque”.

Esses dias acabaram. Corporações patrocinam grandes festivais e turnês. Com o desaparecimento do CD e a ascensão da pirataria, isso virou uma saída para gravadoras e músicos. Lá fora, além de Dylan, ícones como Iggy Pop, Led Zeppelin (Cadillac) e mais uma dezena de nomes viraram carne de vaca para os anunciantes. Basta pagar.

É raro alguém se recusar a entrar nessa liquidação. A banda Super Furry Animals abriu mão de mais de US$ 1 milhão da Coca-Cola por causa da forma como a empresa tratou trabalhadores sul-americanos num episódio mal-explicado. Win Butler, do Arcade Fire, nunca dá autorização para comerciais: “Eu não quero que as pessoas pensem num Toyota quando ouvem [a faixa] ‘Keep The Car Running’. É triste quando você escuta uma música e ela faz você pensar num produto. Mas nós tivemos sorte. Podemos tomar essas decisões baseados em razões artísticas e não financeiras. Você tem de fazer o que você tem de fazer”.

Faz diferença um artista entregar sua imagem e sua obra para uma empresa de carnes, de cerveja ou de títulos de capitalização? Sim, mas depende da história dele. Em se tratando de Roberto Carlos, é absolutamente coerente com alguém cuja missão tem sido se vender desde os anos 60. Ele está, agora, esperando a proposta de algum laboratório para dizer que se curou do TOC. Até lá, continuará doente.

Categorias
Música

Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.
  • Ana Claudia

    O problema não é o rei ser um vendido. Todo mundo gosta de ganhar a vida fácil. É natural que um artista fabricado por uma tv ligada aos Dops e Doicodis tope qualquer parada para deixar o povo burro ou mal informado. A mensagem é essa. Entupam-se de carne vermelha com colesterol que eu finjo que virei carnívoro de verdade e me locupleto com a grana do Friboi…

    O problema de verdade é do político Júnior Friboi. O dono do Grupo JBS que quer ser candidato ao governo de Goiás. Tem caminhões de dinheiro para investir na campanha e quer convencer outros políticos de que é um nome forte em 2014 a ponto de enfrentar a quadrilha organizada pelo Cachoeira. Está na cara que só vai torrar dinheiro na campanha e ainda poderá ser responsável pela cruel continuação de um governo indecente no Estado de Goiás.

    Tivesse a fortuna do Junior Friboi eu pagaria um belo cruzeiro à grande maioria dos políticos corruptos de Goiás, com direito a show exclusivo do rei. Um cruzeiro só de ida ao triângulo das bermudas, onde um drone bêbado afundaria o navio, levando para as profundezas do oceano toda a escória política que assombra o povo goiano e o Brasil.

    • Carla Stolf

      Exato Ana Claudia.

    • Rafael

      Demonizar a Globo vá lá, mas demonizar a carne vermelha é um ingênuo apego a mitos sedimentados ao longo de décadas de má ciência e obscurantismo.

      • Chester

        Ninguém precisa demonizar a carne. Ela por si mesma diz qual o seu papel na dieta humana. Os estudos de longo prazo, epidemiológicos e clínicos, evidenciam o estrago que a carne, laticínios e alimentos processados fazem no ser humano. Mas as pessoas gostam de ouvir boas notícias sobre seus maus hábitos. Paciência.

        • Rafael

          Não confunda carne de verdade, de animais criados a pasto, com carne processada, repleta de aditivos químicos, e provinda de animais confinados criados a ração. Os estudos em geral, principalmente os americanos, incluem esse segundo tipo como se fosse carne verdadeira, o que faz toda a diferença. Por exemplo, o consumidores de fast food são classificados como “carnívoros”. Não admira que os resultados sejam negativos.

          • Marco Antonio Sardella

            Se comer musculos, gorduras, cartilagens etc, somados a hormonios secretados devido ao medo é salutar, continue a ser um deposito de cadaveres

          • Rafael Pereira

            Não lutei milhões de anos para chegar ao topo da cadeia alimentar para virar vegetariano…

      • Chester Rosa

        Carne, o novo tabaco.

    • AnaT

      Excelente comentário! Excelente sugestão! Goiás e seus políticos sujos e eleitores no mais das vezes conservadores e ignorantes… Ô estado que anda sofrendo com tanta corrupção e atraso!!!!! Só espero que um haja luz nas próximas eleições e que esses mafiosos sejam varridos de vez

      • Edi di Paula

        “Atraso em Goiás…eleitores conservadores e ignorantes!”
        O estado de Goiás foi o estado que mais se desenvolveu na ultima década, migrou de uma economia agropastoril, para um modelo econômico que vai do agro-industrial, ao polo farmacêutico, chegando à indústria automobilística.
        Quanto aos eleitores conservadors e ignorantes, vale frisar que Goiânia e Anápolis são administradas por partidos de oposição ao governo estadual e que tanto Lula, quanto Dilma ganharam em Go.
        Quanto a varrer ou afundar os corruptos, concordo que é uma ótima idéia, mas que irá poluir o oceano…rsrs

        • Brunoro

          Edi, modelo econômico agro-industrial? Fazendas gigantes com centenas de milhares de bois pastando sobre cerrado devastado? Frigoríficos falidos (por pressão do Friboi)? Polo farmacêutico criado pelo Cachoeira e sua turma? Indústria automobilística que chega com 25 anos de isenção de impostos? Que modelo é esse: o povo entra com a bunda, que o império do mal entre com o P**!!!

          • Edi di Paula

            Como negar o desenvolvimento de Goiás, que saiu da 16a para a 8a posição no PIB?

            Como negar que todos os estados desenvolvem políticas de incentivo industrial?

            Dizer que o polo farmacêutico é criação dez Cachoeira pareçe exagero ou superdimensionamento desta figura!

            E só para constrói rebanho pecuário de Go perde para MT e as exportações de carne de SP são o dobro das goianas…

          • Luiz

            Edi, leia no link texto do Bordoni, aquele marqueteiro do Perillo que afirmou e provou na CPMI do Cachoeira que recebeu dinheiro sujo para fazer trabalho limpo na campanha eleitoral.

            http://luizcarlosbordoni.blogspot.com.br/2014/02/alguem-viu-fabrica-da-suzuki-por-ai.html

          • Edi di Paula

            Luiz, li o link e não advogo a causa dos políticos, jamais!
            Só continuo com a tese de que o estado de Goiás se desenvolveu…noves fora estes políticos como o Iris, Perillo, Caiado, Paulo Garcia e o multimilionário Jr.Friboi/BNDES, que quer ser governador.

    • Leandro Coelho

      AHUAHUAHUAHUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA “drone bêbado”!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • renato_dcd

    Todo artista no Brasil é vendido, mesmo que diga o contrário. Ainda mais se tiver relações com a Globo.

    • Diego Guzzi Felix da Silva

      Qualquer artista que tenha um contrato com a Globo é mercenário por natureza.

  • Marcia Oliveira

    Roberto Carlos está ficando velho e não se indireita!

  • Rafael

    Deixando de lado as questões comerciais, saúdo que RC tenha revisto sua mania vegetariana.

    • Jaime Iglesias Serral

      Humm, saúda, é, com base em que? A alimentação carnívora é uma das grandes causadoras das doenças modernas, sobretudo o câncer do sistema digestivo: intestino e etc. A produção de carne animal (vide a elaboração de alimentos para que os animais engordem e sejam abatidos) tem devastado o planeta. Os oceanos estão perdendo suas espécies, o que tem causado desequilíbrios graves (vide ataques de tubarões que passam fome por não encontrarem sua alimentação natural). A produção de alimentos à base de carne (todas, pois qualquer carne de qualquer animal é carne) usa produtos químicos altamente cancerígenos (conservantes, corantes, etc.) A produção de alimentos à base de carne, por fim (mas há tanto mais a ser dito), massacra de forma cruel e desnecessária os animais, que descarregam em seus corpos toxinas que envenenam o homem (além de ser um ato abominável em relação aos animais propriamente ditos). Então, pergunto eu: é de saudar quem era vegetariano e deixa de sê-lo? Sua frase é algo como “saúdo fulano por ter parado de andar de bicicleta e ter voltado a andar de carro”. Você saúda o retrocesso? É isso? Eu te lamento e lamento o RC, seja verdade ou mentira sua volta ao carnivorismo, pois de qualquer forma passou um atestado pouco louvável de sua índole.

      • Luis Fernando Gigena

        Me lamente aee….adoro churrasco!!

        • Pedro Mello

          Esquece, esse aí deve ser adepto dos veganos.

        • Luiz Neto

        • Marco Antonio Sardella

          quem deverá se lamentar será você mesmo, o máximo que farei por você é sentir pena

      • Rafael

        Desculpe, mas não discuto sobre religião.

        • Marco Antonio Sardella

          comer ou não comer carne não tem nada a ver com religião. Tem a ver com ética.

      • Marcel Insight

        ..eu saúdo o direito dele poder comer carne bovina ou não, de acordo com o que deseja.

  • rodolfo athayde

    Certissimo!

  • Ariane

    Vegetariano NUNCA foi. Desde quando quem não come “carnes vermelhas” mas come todas as outras, ditas “carnes brancas” (que não existem, porque todas as carnes têm sangue) é vegetariano? Falsidade ideológica. E é só mais uma mentira conveniente que a Friboi propaga.

    • Thalita Pacini

      Duas palavras, um sentimento: Paula Fernandes… HEUHEUHE

  • Master Dirty

    “Ele está, agora, esperando a proposta de algum laboratório para dizer que se curou do TOC. Até lá, continuará doente.”

    Kiko, esse texto devia entrar pro anais da opinião jornalística! Foi a coisa mais certeira que li sobre RC! Rindo litros sobre como os artistas, depois de velhos, expõem toda a hipocrisia do “showbusiness”. Sempre por uns trocados. Passando de RC a Caetano, e parando em gente menos talentosa, vide Roger e Lobão…

    • Zé Roberto

      Normal Master Dirty, mas o RC já vem fazendo campanha do $$$$$$$$ há um bom tempo, vide uma propaganda de cigarros, e de um marca bem popular – cigarros Continental>>>>>>>http://www.youtube.com/watch?v=j4IHHqlZTNU&hd=1

      • kikonogueira

        Esse comercial é maravilhoso. Duro é que eu LEMBRO disso na TV…

    • Pedro Luiz

      Pelo que sei Lobão nunca autorizou a utilização da música “Me Chama”, apesar de ofertas milionárias das empresas de telefonia celular.

      • Master Dirty

        Ué, e qual operadora de telefonia ofereceu essa proposta milionária pela música? Você não sabe muito da história do Lobão, né?

        Na década de 90, ele chegou a vender os CDs em banca de jornal, tudo porque brigou com uma gravadora e ficou de molho. E você achando que ele ia recusar dinheiro das operadoras, “símbolo” do que deu certo das privatizações, que ele agora tanto “admira”? Qualé…

      • Rafael

        Confere. O cara aí embaixo (master dirty) não sabe da história.

    • kikonogueira

      Obrigado, Master. Abração.

  • bakunin gaucho

    todos recriminando RC uns por ele estar fazendo propaganda para um frigorifico outros por ele estar fazendo propaganda para Friboi http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/02/23/rei-do-gado-ou-da-cocada-preta/

  • Joao Felipe Martins

    Teve o Tom Zé, que fez propaganda para a Coca-Cola e a Copa do Mundo.

  • Tanira Azevedo Golfinhos

    …… HUMANOS NÃO ADMITEM MAIS QUE OS ANIMAIS SEJAM ASSASSINADOS …… ROBERTO CARLOS TEM SUA CARREIRA ARTÍSTICA AMEAÇADA PELA INFELIZ ATITUDE …..

    • MARCIO WILKOMM

      Absurdo! Carne Bovina é ótimo alimento e sempre será! E não se usa a palavra assassino para o abate de animais que servem a alimentação humana, absurdo!

      • Marco Antonio Sardella

        absurdo é querer tapar o sol com a peneira. Matar alguém, seja que animal for, contra a sua vontade é assassinato. Se pra você comer seu cadáver mais tranquilo prefere usar esse termo mais bonitinho, paciencie. Saiba que sua barriga é como um cemitério de animais…

        • bladerunner

          falso!. conceito! “vida se alimenta de vida” – nisargadatta maharaj go google it!!!

  • Andre S Reis

    I ♥ Arcade Fire.

    • kikonogueira

      Eu também

      • Marcel Insight

        Se a Régine Chassagne come carne de boi, pelo menos para a voz deve fazer bem…

        • kikonogueira

          Mas é Friboi?

          • Marcel Insight

            ..rs..fribeuf.

  • Francisco Medeiros

    Kiko mais uma vez nos traz um excelente texto, colocando os pingos nos ‘is’.

    Como já disseram, o RC nunca foi vegetariano. Ademais, que comercial tosco. Parece que foi feito por amadores.

    • kikonogueira

      Obrigado, Francisco. Abs.

  • Pedro Mello

    Injustiça como Rei.O dólar é verde, feito de papel, que vem da celulose, que vem dos vegetais.Portanto continua vegetariano.
    Chupa , Kiko!

    • kikonogueira

      Não tinha pensado nisso…

  • Luis Fernando Gigena

    Ele nunca foi vegetariano. Só não comia carne de boi. Agora como , boa decisão .

  • anac

    Plagiando Fernando do Brito do Tijolaço: o capetalismo não compra só um pedaço da alma, leva o lote.

  • João PC

    Eu estava notando a tempos que o Roberto Carlos estava com uma aparencia estranha, sem cor, com cara de doente, acho que era esse o motivo, era vegetariano, acredito que:- “Daqui pra fente, tudo vai ser diferente…

  • Silvio Pelegrini

    Recadinho do Roger Waters para o Rei RC:

    “Money, it’s a gas

    Grab that cash with both hands and make a stash”

  • http://www.facebook.com/ottolima.br Otto Lima

    Não sei o que é pior, se é a falta de princípios de RC ou o fundamentalismo vegano de uma parte dos que criticam seu contrato com a Friboi…

    • Rafael

      Exato, confundem nutrição com religião.

    • bladerunner

      exato. dieta paleo com jejum intermitente aqui o/

  • Pedro

    Só não entendo o que os que comentam fazem para receber salário? Todos
    defendem as suas causas pessoais ferozmente nas empresas em que trabalham?
    Observem que não pretendo defender as escolhas ou posturas de RC.

    • Marco Antonio Sardella

      Posso dizer por mim, defendo sim. Ou você é adepto de que mentir para se dar bem é bacana? É isso que ensina a seus filhos?

  • Xandão

    Pior pra mim é o uso que a Viúva e filha do Raulzito fizeram com a sua obra: venderam tudo pra telefonia, governos, quem pagar mais. Alguém imagina Raul Seixas se vendendo pra comerciais? O cara mais contracultura que botou os pés nessa terrinha?

  • Thunder

    Pelo que sei ,Roberto Carlos eh um grande empresário ! Com negócios em vários segmentos. Incluindo gado e couro verde, quiçá um dos acionistas da própria Friboi.
    Beijinho no ombro…

  • Lika

    é como o Gabriel O Pensador fazendo propaganda da coca-cola há alguns anos.. decepção total!

  • Carlos Santos

    Não entendo ele, na fase da vida que está, se vender e queimar o próprio filme desse jeito. Ganância, a quanto obrigas…

  • Carlos Santos

    Não entendo ele, na fase da vida que está, se vender e queimar o próprio filme desse jeito. Ganância, a quanto obrigas…

  • Marcelo Samsa

    Nada mais desprezível que o ‘tudo por dinheiro’.

    • sayuri

      e asqueroso

  • Wagner Luíz

    Vale lembrar do quanto Tom Zé foi criticado por narrar o comercial da Coca Cola e chegou a se retratar nas redes sociais. Quanto ao Rei nada podemos esperar. Belo texto.

    • kikonogueira

      Obrigado, Wagner. Abs.

  • ★ Sr. Quintela ★

    Pagando bem, que mal tem?
    O Rei não fatura mais na era do MP3…
    Chovesse ou fizesse sol… vendia 1 milhão de cópias.
    Hoje? Duvido!
    Então… pagando bem que mal tem?

    • Marco Antonio Sardella

      pagando bem pode-se até matar, não é mesmo.

  • MARCIO WILKOMM

    Vendo e ouvindo o Toni Ramos , tem-se a impressão que a carne friboi vem com pelos. Agora vendo e ouvindo o RC tem-se a impressão que a carne vem embalada naqueles lenços suados que ele distribui às fanzets.

  • Nil Gomes

    Alem de se vender por dinheiro, o comercial é de pessoma qualidade, mal elaborado! Algo mecânico, coisa sem fundamento.

  • Fran Dudu

    Roberto Carlos é, na minha opinião, mesquinho e hipócrita. Li a biografia “Roberto Carlos em Detalhes” tentando descobrir por qual razão ele não permitiu que o livro fosse comercializado. A princípio, não gostei, achei bastante bajulatória à pessoa do artista. Porém julgo ter descoberto algumas coisinhas sobre esse ídolo falso. Ídolo falso acho até que é pleonasmo. Descobri que Roberto, desde os primeiros passos na carreira, ainda no Espírito Santo, preferia se aproximar, e até se “apaixonar”, por pessoas de status elevado, o que continuou vida afora,todo mundo sabe. Nunca ajudou ninguém no meio artístico, a não ser a cantora Kátia,deficiente visual,e tome mídia. Recentemente fiquei sabendo que não mediu esforços para atrapalhar a carreira do cantor Ronnie von, via nesse um concorrente de peso,coisa que o egoísta não suportava. Logrou sucesso nessa empreitada,pois a carreira do bonitinho,que era bom pra caramba,empacou.(Hoje, Ronnie Von está sendo redescoberto e justamente homenageado,enquanto Roberto,bem, também está sendo reDESCOBERTO).Outra do Roberto Carlos. Deu entrevista recente em um canal de televisão em que falou de um livro de fotografias suas que acaba de lançar ao custo de R$ 4.500. QUATRO MIL E QUINHENTOS REAIS! Por acaso,ignora esse senhor, que a maioria de suas fãs é da classe média que tem renda por volta de R$1.000? Que são idosos? Ah, ele sabe sim,por isso foi generoso e disse com o seu melhor sorriso:”Pode dividir no cartão!” Nessa hora eu pensei nas muitas estórias desses bancos que enganam velhinhos. Voltando ao livro,”Roberto Carlos em Detalhes”, bem antes de ficar claro para todos nas discussões envolvendo a questão das biografias e o grupo Procure Saber, eu já tinha a minha conclusão:Roberto Carlos só permitirá a publicação de alguma biografia sua, mesmo bajulatória como a citada acima se o dinheiro das vendas for todo para ele. Mesquinho, E pensar que é esse o artista, cantor, que por quase quarenta anos embala o natal dos brasileiros falando de amor, amizade e…Deus!

  • Tamosai

    Acho que ele está querendo trocar a Lamborghini branca conversível que ele usa para dar a volta no quarteirão onde mora.

  • Leandro Coelho

    Cara, eu me amarro nas matérias desse cara. 100% certo, como (quase) sempre. Excelente. Acho que os artistas podem ganhar sua grana com propaganda, mas como dizia o poetinha “com poesia”….

    • kikonogueira

      Obrigado, Leandro. Abs.

  • Pablo Daniel

    Exatidão tamanha é pouca. Um dos melhores textos que já li a respeito do suposto “rei”.

    • kikonogueira

      Obrigado, Pablo. Abraço.

  • LiliPateta

    Nem sabia que El Rey era vegetariano. Acredito mais que seguisse uma dieta vegana p/ manter a formosura (muitos famosos fazem isso e vendem a imagem de vegetarianos), bem diferente de ser vegano. O CôncavoConvexo é criador de gado, dono de empreendimentos imobiliários… tudo q desrespeita a natureza! Hahahaha! Conta outra, RC!

  • LiliPateta

    “O branco e o azul reinam no primeiro empreendimento da Emoções Incorporadora.”
    Condomínio Horizonte, bairro Itaim Bibi, São Paulo. Vc pode dar uma passadeenha na Rua Detalhes, descansar na praça LadyLá, comprar o pão na padaria Café da Manhã… No chafariz do prédio, encante-se ao embarcar no Desemoções em Alto Mar. Quer ouvir um sucesso d’el Rey? Basta entrar nos elevadores, dizem que Cama e Mesa é a mais repetida.

    http://www.incorporadoraemocoes.com.br/midia-noticia-1.php

  • Jesus Perlop

    RC tem mais é que usar de seu nome e fama e cobrar caro para esses comercias. Não vejo nenhum problema ele que era vegetariano, hoje poder não quer ser mais, afinal desde quando comer carne faz mal? Quanto ao comentário de alguém sobre ajudar ao estado ES em relação as chuvas não cabe ao cantor, mas ao Governo do estado tomar providência, pois é destinado ao estado milhões para aplicar em benefício a sociedade e no entanto é desviado para outras coisas, ou para o bolso de alguém. O comercial está sim, muito bem feito. Sereno, bem explicado e passou o recado. Parabéns a agência Lew’LaraTBWA criadora do texto.

  • CLAUGG

    QUEM É REI NUNCA PERDE A MAJESTADE. ” PARA O PODER, A GRANA SE CURVA “

    • Marco Antonio Sardella

      Por isso mesmo pra mim ele não deixou de ser o que nunca foi.

  • Falcao

    já falei aqui. Se cantasse bem mesmo, não seria imitado perfeitamente por qualquer humorista de esquina.

  • Carol

    Mas este caso é mais chocante porque envolve uma filosofia de vida – e a vida de animais. Fico pensando no monte de pessoas influenciáveis por aí que acham tudo bem cagar pra uma vida porque a carne tem uma determinada marca…

  • Rafael

    E daí que o cara faz comerciais? o que tem de errado nisso? desde quando ele é obrigado a usar o dinheiro que ganha com seu próprio trabalho naquilo que vocês querem que ele use. Se vai fazer caridade ou não, é problema dele, seria ótimo se fizesse, mas se não fizer isso não o qualifica como monstro, ele é uma celebridade e é disso que ele vive. Desde quando vender carne é feio? é um alimento, quem não gosta basta não comer e deixar quem gosta em paz.
    Carnívoro abandonar a carne e virar vegetariano, pode. Vegetariano voltar a comer carne, não pode? Respeite as escolhas e arrependimentos de cada um.

    • Marco Antonio Sardella

      Claro que pode virar o que quiser, só não pode dizer mentira, vegetáriano não come carne de espécie alguma, ou agora peixe dá em árvores, tem raízes?
      Mentir para se dar bem é falta de caráter.

    • Ju

      Vegetariano voltar a comer carne por dinheiro pode. Tem babaca que aplaude até isso, né?

  • Vânia

    Tanto RC é vendido que há anos apresenta-se em RODEIOS. Sua total desconsideração com os animais há muito já está definida.

  • Thalita Pacini

    Achei a campanha sensacional… Quem manda ser adestrado tão facilmente elegendo semideuses?

    O que o povo faz ao criticar é “eu queria ser induzido assim e não assado”. Patético.

    Ele não tem mais 15 anos e caga e mija tanto quanto eu e você… Agora, falar que você não come mais apenas brócolis pra ganhar uma grana, do jeito que a coisa tá preta… não é tãaaao mais degradante do que outras coisas que estamos carecas de ver por aí. Foda-se, ele tem mais é que encher o rabo de grana mesmo.

    Vi um jornalista criticar até o fato dele almoçar com empresário e família na peça: não vejo como isso poderia ser algo de outro mundo, nem mesmo impossível, já que estas coisas acabam se misturando em algumas ocasiões…

    Usar um sucesso que foi associado ao cigarro… dãrd, e daí?

    Lembre-se: a Sadia usa um frango sorridente dizendo que não usa hormônios, vamos ser honestos, eles DILACERAM FRANGOS! É coerente usarem uma galinha feliz? O governo dá concessão pública pra globo assanhar a libido da galera com gente pelada no carnaval, e depois fica fazendo propaganda pra usar camisinha ou pra não abusar de menores, e ninguém comenta.

    Eu poria o Roberto Carlos até numa privada… se ele topasse… heuheuhueheu Paguem o dízimo e sejam feliz, galera chata do caralho.

    E digo mais, a campanha fez o que tinha que fazer: tanto que fez todo mundo perder um tempo desgraçado pra falar dela, e vai ser lembrada nos churrascos de todo o Brasil. ;)

    • Marco Antonio Sardella

      Mas que acabou com a imagem de bom moço do velhinho cantos, isso acabou. Ou sua turma não teria censurado os vídeos dele no youtube

  • Klaus Balogh Fagundes

    O Metallica se sujeitou a realizar um show na Antártida patrocinado pela Coca-Cola!

  • Nelson Antonio Pezzini

    Acho ridículo toda esta polemica criada em torno de um comercial, parece que estão ajudando a dar maior publicidade ao assunto…!

    • kikonogueira

      mas se vc acha ridícula a polêmica por que está aqui comentando sobre a polêmica?

  • Juliana

    Pior de tudo é que o cara nem vegetariano era, visto que comia frango e peixe! E pra fechar com chave de ouro: cria animais para abate. É triste ver esse “zé ninguém” manchando a linda causa que é o vegetarianismo.

  • Adriano

    O problema maior nem é o Roberto…É a Agencia que criou esse marketing.
    Como Uma Agência de publicidade se propõe a isso? E alimenta uma ideia tosca e faz uma gravação mais tosca ainda ,e leva para grande midia…?

  • Helena Ribeiro da Luz

    O Roberto nunca teve nenhuma atitude de cunho político e sempre se portou como artista simplesmente. Nem as musicas de sua autoria eram interpretadas por ele, nas novelas da Globo. De repente ele aparece cantando “esse cara sou eu” naquela novela “Salve Jorge” e agora a propaganda da Friboi… é o mundo capitalista invadindo os a vida de todos. Tem gente que venderia a própria mãe desde que, com isso pudesse levar uma vida mansa!!!

  • kikonogueira

    Acuma?

  • Francy Lisboa

    Calma ai, entao uma pessoa nao pode fazer publicidade para nao macular a carreira? Eu me considero de esquerda, mas as vezes parece que alguns tem realmente a crenca de que eh possivel um mundo onde todos estejam dancando ciranda ao som de MIlton Nascimento. Isso soh se a humanidade comecar de novo. Sao esses dogmas que fazem a esquerda ser infantil em muitos momentos. Deixa o RC em paz, ele nao eh relevante gente, definitivamente nao eh. Quer dizer, so para minha que ele eh relevante, mas dai eu nao posso contrariar a veia.

Posts relacionados