E se o cinegrafista estivesse de capacete?

Atualizado em 10 de novembro de 2014 às 15:27
Os dois jornalistas que socorreram Santiago estavam de capacete
Os dois jornalistas que socorreram Santiago estavam de capacete

Repare na foto acima.

Dois jornalistas da BBC socorrem o cinegrafista Santiago Andrade, da Band, depois que um rojão atingiu sua cabeça.

Você a vê e conclui, melancolicamente, que Santiago poderia estar vivo, hoje. Bastaria que a Band lhe desse a mesma coisa coisa que a BBC dá para seus jornalistas em áreas conflagradas: capacete.

Ninguém falou nisso, que eu tenha visto — exceto Sininho, a ativista que vem sendo caçada pela direita e pela esquerda ligada ao PT.

Não usar capacete, em protestos como os de hoje, equivale a andar de carro sem cinto de segurança. Pode não acontecer nada. Mas pode também terminar em lágrimas que poderiam ser evitadas.

A coisa mais sensata que a família de Santiago faz, agora, é processar a Band por não fornecido a seu pai material de proteção adequado.

E os jornalistas envolvidos na cobertura de protestos deveriam, com base na tragédia de Santiago, exigir de suas empresas roupas adequadas.

Se as companhias jornalísticas brasileiras fizessem o beabá — acompanhar as melhores práticas do jornalismo que se faz no exterior — Santiago estaria vivo.

(O jornalista Mauro Donato, que cobre as manifestações para o DCM, usa capacete.)

mauro
Maurão

Um dos repórteres da BBC que aparecem na foto socorrendo-o conta que em sua empresa os jornalistas são treinados para situações de emergência em ambientes perigosos, e recebem material que os protege, como o capacete.

No treinamento, eles aprendem coisas como primeiros socorros. Graças ao treinamento, um dos correspondentes da BBC tirou a camisa para estancar o sangue que jorrava da cabeça de Santiago.

Todo o empenho, infelizmente, não foi bastante para salvá-lo.

Mas outros  Santiagos poderão ficar intactos, ou quase — desde que as empresas de mídia nacional sigam as lições da BBC e de outras grandes corporações jornalísticas internacionais.