Então vocês querem uma resenha do novo single do Psy?

Atualizado em 16 de abril de 2013 às 5:04

Ninguém precisa de mim para saber que é mais do mesmo – mas vamos um pouco mais a fundo no porquê.

psy151984364

Vamos entender uma coisa antes de tudo: existem duas formas de fazer com que a sua música conquiste uma pessoa. Uma é pela familiaridade. Se você trouxer à superfície uma emoção familiar ao ouvinte, suas chances são grandes de que ele goste do que você faz. A outra é pela surpresa. Buscar uma emoção nova nas entranhas dele é também uma forma bastante eficiente de ganhá-lo. Mais difícil, mas também melhor.

Gangam Style ganhou o ouvinte pela surpresa. Vamos ver se alguém adivinha qual foi a intenção do Psy com Gentleman? Ali, na direita… exatamente! Usar a familiaridade.

Ele sabe bem que seu público está familiarizado com aquele timbre (que ele repetiu em Gentleman), com aquela estrutura (que ele repetiu em Gentleman), com aquele estilo de vídeo-clipe (que ele repetiu em Gentleman). Desta forma, fez uma jogada segura. É como se o time dele tivesse feito um gol e armado a retranca.

Ele sabe que não vai repetir Gangnam Style com Gentleman.

O Psy é quase que um novo modelo de artista. Ao menos do ponto de vista comercial, ele é o benchmark da era da internet. Eu não sei se tudo que foi feito com ele e por ele antes de Gangnam Stye foi planejado, ou se uma boa música e um bom clipe caíram nos lugares certos e se tornaram o estouro que foi.

Mas eu sei que a posição em que ele está agora é muito difícil. Ok, a esta hora, ele está nadando na sua piscina de dinheiro. Mas não estou falando disso. Falo sobre a sequencia de seu trabalho. Seu próximo passo é muito difícil de dar, mas muito mesmo, por não ter sido dado jamais por ninguém.

O último estouro desta magnitude, quem foi? Britney Spears? Não é referencia mais, mudou tudo, mudou o tabuleiro, e quem está jogando não vê marcação. Os jogadores movem as peças ao acaso.

Gentleman é uma prova disso. Foi o jogo mais covarde que Psy poderia ter feito. Mas não o julgo. Todas as pessoas do mundo estão querendo ouvir a próxima música do cara. E se ele não for assim um grande compositor? E se ele simplesmente for um cara charmoso que se deu bem?

Gentleman é mais do mesmo, e você não precisava de mim para saber disso. Até e principalmente o Psy sabe disso. Não chega a ser um auto plágio, nem muito menos o crime perfeito. Se crime foi, foi bem mal feito.